Translate

sábado, 7 de fevereiro de 2026

CANTINHO DA SALA

 

Maria Helena Vieira da Silva - “Le jeu de cartes”

Maria Helena Vieira da Silva, portuguesa de Lisboa nascida em 1908.

Muito cedo despertou para a música e a pintura. Em 1928, com dezenove anos, Maria Helena decidiu prosseguir com os seus estudos acadêmicos em Paris, quando travou amizade com o pintor Pierre Bonnard, cujo trabalho veio a influenciar a sua obra.

Em 1930 casou-se com o pintor húngaro de origem judáica Árpad Szenes. Durante a segunda metade da década de 1930, com o desenvolvimento da extrema-direita na Europa, Maria Helena Vieira da Silva e o seu marido juntaram-se ao grupo Amis du Monde (1935), uma associação criada por vários artistas e intelectuais a fim de discutirem formas de resistência contra os movimentos fascistas.

Com o início da Segunda Mundial, o casal fugiu para Portugal. Sendo obrigados a sair da Europa, em 1940, Maria Helena Vieira da Silva e Árpád Szenes vieram morar no Rio de Janeiro. Em 1947, regressaram para Paris.

Em 1966, Maria Helena Vieira da Silva tornou-se na primeira mulher a receber o Grand Prix National des Arts, e em 1979, tornou-se Dama da Ordem Nacional da Legião de Honra da França.

Em 2019, o nome da pintora foi atribuído a uma rua de Paris, situada no 14.º bairro, bairro esse onde habitou e trabalhou durante vários anos.

Tomou o barco em Paris em 1992.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: