Em 9 de julho de 1995, o Grateful Dead realizou seu último show em Chicago.
Apenas um mês depois, seu líder, Jerry Garcia, faleceu aos 53 anos devido a complicações de diabetes. Apesar de inativos durante a segunda metade daquela década, eles foram a segunda banda com maior bilheteria da década de 1990, superados apenas pelos Rolling Stones.
Este não foi o único recorde quebrado pela banda, formada em Palo Alto, Califórnia, em 1965: estima-se que, durante seus 30 anos de carreira, eles tenham tocado ao vivo para cerca de 25 milhões de pessoas (tornando-os o grupo com o maior público da história do rock).
Seu maior público aconteceu em 1973, no festival Summer Jam at Watkins Glen, que teria atraído 600.000 pessoas. Pouco antes do fim da carreira, eles atraíram 90.000 pessoas para seu show histórico com Bob Dylan em Vermont, também nos EUA.
Eles também são o grupo com o maior número de álbuns nas paradas de sucesso do país, um dos fenômenos sociais e culturais que definiram o século XX na América do Norte, intimamente ligado ao nascimento da contracultura dos anos 1960.
Para aqueles que buscam mergulhar em seu universo, sua gravadora, a Warner, também acaba de lançar sua primeira coletânea de grandes sucessos em vinil single. O título é "Greatest Hits" e inclui nove faixas.
El País
Viver é Perigoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário