Antes que me torne um eremita completo, ocuparei este espaço para falar e discutir um pouco, com simplicidade, sobre a vida, com suas alegrias e tristezas. Pode ser que acabe falando comigo mesmo. Neste caso, pelo menos prevalecerá a minha opinião.
Terminou melancolicamente a COP 30. Tímidos avanços na conceituação do que seria a Adaptação as Mudanças Climáticas. Principalmente nos países em desenvolvimento. Também na questão de financiamentos de manutenção das florestas tropicais. O tal TFFF florestas para sempre. O resto foram decisões laterais. O que se propunha como uma tomada de posição para valer não aconteceu. Seria o tal Mapa do Caminho. Uma resolução séria com cronogramas e metas para a eliminação futura dos combustíveis fósseis. Porque esse é o problema central. Esse uso e queima é que trazem o aquecimento do planeta. O resto é praticamente consequência.
Esse modelo de COP como outros organismos internacionais de discussão multilateral precisa mudar. Dados os enormes interesses econômicos e geopolíticos não se tiram decisões consensuais difíceis. Como 192 países tão diferentes podem chegar em pontos comuns? Como países exportadores de petróleo p. ex. vão concordar gratuitamente com a redução paulatina da commodities? O modelo de multilateralismo precisa mudar. Não sei como, mas dada a urgência da crise precisa mudar. Mas como diz o ditado “desgraça pouca é bobagem”. Uma semana do término da COP o Congresso Nacional derrubou agora a pouco os vetos do executivo ao projeto de flexibilização do licenciamento ambiental. O chamado pela população de PL da Devastação. Para se ter uma ideia da coisa, municípios e estados poderão ter legislações próprias sobre o tema. Já pensaram? 27 estados com legislações diferentes. Somados a mais de 5.500 municípios? Balbúrdia! Numa área tão sensível quantos dos nossos pobres municípios teriam condições técnicas para legislar sobre o assunto? Facilidades legais nos licenciamentos voltando a ser moeda de troca para investimentos? Voltamos aos tempos da guerra fiscal entre entes federativos. Graças a Deus extinta com a reforma tributária. O veto ao tal de auto licenciamento para empreendimentos até de nível médio também derrubado é no mínimo uma piada de mau gosto. A proteção a Mata Atlântica talvez o bioma mais ameaçado protegida por lei específica foi enfraquecida. Até desmatamentos antes proibidos agora serão permitidos. Com essa decisão os políticos se distanciam cada vez mais dos reais interesses da população. Não é só uma Torre de Babel meu carro moderador. O Congresso se tornou uma Ilha da Fantasia. Marcado por interesses escusos e ideológicos. Ultimamente não se importa o que está sendo votado. Importa impor uma derrota a alguém. Votou em massa para a derrubada dos vetos o centrão a direita e a dita bancada ruralista. Essa é de uma visão míope que chega às raias da burrice. Acham que o setor agro-exportador não vai perder mercado face a esse liberou geral? A União Europeia com a qual estamos prestes a fechar um acordo vai assistir tudo passivamente? De jeito nenhum. Precisamos urgentemente de um Felca ambientalista. Vozes como Marina e sua equipe altamente qualificada não estão ecoando mais. Judicialização torna-se o único e viável caminho. Não tenho mais adjetivos para mudar o chavão ESTAMOS LASCADOS.
Ué...este é o governo esquerdista q o povo elegeu...agora aguenta. E faz o seu L aí... Tá tudo certo..e q continuem mais 4 anos pra arrebentar o país...
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi aplaudida de pé na plenária de encerramento da COP30, em Belém, após fazer um discurso em que afirmou que a conferência deixa avanços importantes, mas ainda insuficientes diante da urgência climática. "progredimos, ainda que modestamente", disse… - Veja mais em https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2025/11/22/marina-silva-e-aplaudida-de-pe-no-encerramento-da-cop30.htm?cmpid 3 minutos de aplausos por 192 representantes do mundo. é ... talvez o soluçomito seria mais aplaudido. ou o bananinha. ou melhor o sales da boiada. faz um m aí cara
9 comentários:
Normal...chama o L.
Ah...viajou....kkkkkk
Tudo na sua hora...e assim está o povo , esquerda e direita, e vai piorar....
Insensatez que gera desesperança
Terminou melancolicamente a COP 30. Tímidos avanços na conceituação do que seria a Adaptação as Mudanças Climáticas. Principalmente nos países em desenvolvimento. Também na questão de financiamentos de manutenção das florestas tropicais. O tal TFFF florestas para sempre. O resto foram decisões laterais.
O que se propunha como uma tomada de posição para valer não aconteceu. Seria o tal Mapa do Caminho. Uma resolução séria com cronogramas e metas para a eliminação futura dos combustíveis fósseis. Porque esse é o problema central. Esse uso e queima é que trazem o aquecimento do planeta. O resto é praticamente consequência.
Esse modelo de COP como outros organismos internacionais de discussão multilateral precisa mudar. Dados os enormes interesses econômicos e geopolíticos não se tiram decisões consensuais difíceis. Como 192 países tão diferentes podem chegar em pontos comuns? Como países exportadores de petróleo p. ex. vão concordar gratuitamente com a redução paulatina da commodities? O modelo de multilateralismo precisa mudar. Não sei como, mas dada a urgência da crise precisa mudar.
Mas como diz o ditado “desgraça pouca é bobagem”. Uma semana do término da COP o Congresso Nacional derrubou agora a pouco os vetos do executivo ao projeto de flexibilização do licenciamento ambiental. O chamado pela população de PL da Devastação. Para se ter uma ideia da coisa, municípios e estados poderão ter legislações próprias sobre o tema. Já pensaram? 27 estados com legislações diferentes. Somados a mais de 5.500 municípios? Balbúrdia!
Numa área tão sensível quantos dos nossos pobres municípios teriam condições técnicas para legislar sobre o assunto? Facilidades legais nos licenciamentos voltando a ser moeda de troca para investimentos? Voltamos aos tempos da guerra fiscal entre entes federativos. Graças a Deus extinta com a reforma tributária.
O veto ao tal de auto licenciamento para empreendimentos até de nível médio também derrubado é no mínimo uma piada de mau gosto. A proteção a Mata Atlântica talvez o bioma mais ameaçado protegida por lei específica foi enfraquecida. Até desmatamentos antes proibidos agora serão permitidos.
Com essa decisão os políticos se distanciam cada vez mais dos reais interesses da população. Não é só uma Torre de Babel meu carro moderador. O Congresso se tornou uma Ilha da Fantasia. Marcado por interesses escusos e ideológicos. Ultimamente não se importa o que está sendo votado. Importa impor uma derrota a alguém.
Votou em massa para a derrubada dos vetos o centrão a direita e a dita bancada ruralista. Essa é de uma visão míope que chega às raias da burrice. Acham que o setor agro-exportador não vai perder mercado face a esse liberou geral? A União Europeia com a qual estamos prestes a fechar um acordo vai assistir tudo passivamente? De jeito nenhum.
Precisamos urgentemente de um Felca ambientalista. Vozes como Marina e sua equipe altamente qualificada não estão ecoando mais.
Judicialização torna-se o único e viável caminho.
Não tenho mais adjetivos para mudar o chavão ESTAMOS LASCADOS.
Mercado-Lógico
Marina alta qualificada?...Da nisso...
Faz um L
Ué...este é o governo esquerdista q o povo elegeu...agora aguenta.
E faz o seu L aí...
Tá tudo certo..e q continuem mais 4 anos pra arrebentar o país...
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi aplaudida de pé na plenária de encerramento da COP30, em Belém, após fazer um discurso em que afirmou que a conferência deixa avanços importantes, mas ainda insuficientes diante da urgência climática. "progredimos, ainda que modestamente", disse… - Veja mais em https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2025/11/22/marina-silva-e-aplaudida-de-pe-no-encerramento-da-cop30.htm?cmpid
3 minutos de aplausos por 192 representantes do mundo.
é ... talvez o soluçomito seria mais aplaudido. ou o bananinha. ou melhor o sales da boiada. faz um m aí cara
Até os alemães aplaudiram...
AACCCAAABOUUUKLKKKKKKKK
SE HA UM IDIOTA NO PODER E PORQUE OS QUE O ELEGERAM ESTAO BEM REPRESENTADOS...
Já dizia o Barão de Itararé
Curte aí colega da 7:58
Ah...Mito é mito...Ladrão é ladrão...bobão é bobão ..e eu sou eu.
Bom fim de semana
Gostei mais dos aplausos pra Janja pela barco q hospedou o casal ...bonito e barato ....kkkkkk
A Marina mora onde?
Entendi...
Kkkkkkkkkk
Postar um comentário