O efeito mais imediato das IAs
Dando um pitaco no post IAB – Inteligência Artificial Braçal
Zelador não li tantos artigos mas gostaria de dar alguns pitacos sobre os efeitos mais imediatos das IAs. Estão logo ali.
1- A ação sobre o emprego.
O uso maciço das IAs em substituição aos seres humanos nas ações vamos dizer braçais. Yuval Harari o renomado historiador israelense prevê a criação de uma classe “inúteis” até 2050. O banco Goldman Sachs estima que 300 a 400 milhões de postos de emprego em tempo integral estão em risco já com a IA generativa. Trabalhadores administrativos e advogados serão os mais atingidos de cara. Outro estudo, feito pela OCDE- Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico- estima que mais de 1/4 dos empregos nos países que fazem parte da organização internacional já pode ser completamente automatizado. 1,38 bilhões de pessoas vivem nos 38 países da organização. Considerando uma média de 50% dos economicamente ativos (trabalhando ou procurando emprego). Seriam 690 milhões de pessoas. ¼ disso + ou - 170 milhões de pessoas!!!!!
2- Aumento da desigualdade social.
Que as IAs aumentarão a produtividade de maneira geral já não restam dúvidas. Serão redistribuídos empregos entre países e as importações e exportações globais. Aumentando as diferenças entre desenvolvidos e não desenvolvidos. Com a automação de atividades vai aumentar ainda mais a vantagem do capital sobre o trabalho. O que enfraquece organizações como sindicatos, negociações coletivas e regulação governamental.
Noutra ponta com a automação cairá a arrecadação de impostos o que enfraquecerá as políticas públicas dos Estados Nacionais que protegem os menos escolarizados e a mão de obra sem qualificação.
Lembrando no nosso caso que estamos em plena implementação de uma reforma tributária dada como solução de parte dos nossos problemas de custos empresariais e das máquinas de arrecadação. Um dos itens do chamado Custo Brasil. Mas na velocidade que as coisas estão acontecendo e por causa das IAs a reforma tributária novíssima no momento pode ficar obsoleta antes de sua implementação completa em 2032.
O assunto IAs é complexo e grave. Requer atenção e planejamento coisas que a nossa classe política e até mesmo nós não estamos nem aí. Lembremos que "uma mudança de paradigma é uma transformação fundamental na forma como pensamos ou agimos, substituindo um conjunto de ideias ou práticas estabelecidas por um novo modelo".
Queremos mesmo é discutir ideologias, candidaturas, anistia, emendas, fundão eleitoral e vendo decisões congressuais cada vez mais decididas por lobbies poderosíssimos e ações de bancadas do agro, evangélica, da bala, da bola, direita, esquerda, conservadores, progressistas, etc
Estamos lascados.
Mercado-Lógico
Viver é Perigoso

4 comentários:
Incrível como o nosso amigo Mercado Lógico é o profeta do Apocalipse, sempre prevendo um futuro catastrófico…
É..estamos lascados...inclusive na clareza das demissões no governo por não terem votado o q queria...
Escancarou de vez o toma lá da cá..
Já não existe um mínimo de respeito ao povo..agem a luz do dia fazendo cada coisa...
Então realmente vivemos num grande CIRCO.
Pobre país.
E vamu q vamu.
Onde manda capitão não manda marinheiro...
Agh
E gosta viu...como gosta.
Meu caro comentarista
Como mostrado no post: as previsões são baseadas em números fornecidos por instituições confiáveis. Se tens outros números de instituições também confiáveis apresente-os. Se forem convincentes acatarei.
No que se refere aos políticos e congressistas as pesquisas de opinião estão aí. Para todos verem. Certamente não estou sozinho nessa avaliação.
Também seria bom prestar atenção na chamada "Revolução da Geração Z". Que está pipocando nos quatro cantos do mundo.
Abraço
ML
Postar um comentário