A direita brasileira que se pretende moderna e democrática, se quiser construir um legítimo projeto de oposição ao governo Lula, precisa romper definitivamente com o Jair e tudo o que esse senhor representa de atraso para o Brasil. Não se trata aqui de um imperativo puramente ideológico, e sim de uma exigência mínima de civilidade, decência e compromisso com os interesses nacionais.
Nesse sentido, é ultrajante a complacência de governadores como Tarcísio, Romeu e Caiado diante dos ataques promovidos pelo presidente Donald ao Brasil. As reações públicas dos três serviram para expor a miséria moral e intelectual de uma parcela da direita que se diz moderna, mas continua a gravitar em torno de um ideário retrógrado, personalista, francamente antinacional e falido como é o jairzismo.
O Brasil não merece lideranças que relativizam os próprios interesses nacionais em nome da lealdade a um projeto autoritário, retrógrado e personalista. Até quando a direita brasileira permitirá ser escrava de um desqualificado Jair ? Não é possível defender o Estado Democrático de Direito e, ao mesmo tempo, louvar e defender um ex-presidente que incitou ataques às urnas eletrònicas, ameaçou as instituições republicanas, sabotou políticas de saúde pública e usou a máquina do Estado em benefício próprio e de sua família ao longo de uma vida inteira.
O Brasil precisa, sim, de uma direita responsável, madura e comprometida com o futuro - não de marionetes de um golpista contumaz.
O Estado de São Paulo
Viver é Perigoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário