Translate

quinta-feira, 24 de abril de 2025

MIDNIGHT SPECIAL


Quando chegou a Nova York, em janeiro de 1961, Bob Dylan era um jovem magro e sem dinheiro, com um saco de papel cheio de gaitas baratas. Daquelas descartáveis. 

Em sua primeira noite na cidade, ele estreou tocando gaita no Café Wha?, um clube que ele descreveu em suas memórias como "uma caverna subterrânea mal iluminada, de teto baixo e sem álcool, como um grande salão com cadeiras e mesas".

Naquela época, Harry Belafonte (cantor, ator e ativista dos direitos civis), conhecido por popularizar o calipso internacionalmente, estava trabalhando em uma nova versão de "Midnight Special", uma canção folclórica tradicional originária das prisões do sul dos Estados Unidos.

Belafonte preparou a sessão nos estúdios da RCA em Webster Hall, Nova York. Entre os músicos que ele contratou para a gravação estava o pioneiro do blues Sonny Terry. Mas ele não apareceu. Por indicação do seu guitarrista, Millard Thomas e por não ter outra escolha, Belafonte mandou contratarem Dylan.

Um garoto magro apareceu, e ele tinha um saco de papel cheio de gaitas em diferentes tonalidades. Ele tirou uma da bolsa, mergulhou na água, fez uma tomada e ficou magnífico. Terminando, ele foi em direção à porta, jogando sua gaita na lata de lixo no caminho.

Belafonte, que estava observando, ficou irritado e se perguntou se aquele gesto era um sinal de desdém ou desrespeito à sua música. Mais tarde, ele descobriu que Dylan comprava seus instrumentos na Woolworth’s. Eram baratos, e depois que você os molhava e tocava com tanta força quanto ele, não serviam mais.

Dylan recebeu US$ 50 por seu trabalho acompanhando Harry Belafonte na canção folclórica tradicional "Midnight Special" (1962), que entrou para a história porque supostamente continha a primeira gravação oficial da faixa-título de Bob Dylan. 

Posteriormente, descobriu-se que em setembro de 1961, Dylan já havia participado tocando gaita no terceiro álbum da cantora folk Carolyn Hester, no Columbia Studios, em Nova York, embora seu álbum só tenha sido lançado no final de 1962. Esta seria então a primeira sessão oficial de gravação de Dylan.

El País

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: