Nicanor Parra, como quase todos sabem, foi um poeta e matemático chileno, nascido em 1914. O mais velho dos nover irmãos, os pais eram professor primário e uma costureira. Família que se tornou uma dinastia da cultura chilena,, presente na literatura, na música, nas artes plásticas, na dança e no circo. Sua irmã foi simplesmente, Violeta Parra, de "Gracias a la vida".
Em 1954, publicou: "Poemas y antipoemas".
Segundo o "pai dos burros", o "antipoema" é subversivo, mas não militante, pois não toma partido ideológico, sendo, pelo contrário, um instrumento para fazer acusações contra as deformações das ideologias.
O sistema antipoético inclui entre seus elementos: uma personagem antiheróica que observa no interior das casas ou se desloca por locais públicos de espaços urbanos; o humor, a ironia, o sarcasmo, que permitem perceber o que está oculto. Sua entonação e sintaxe não obedecem a um modelo literário, prefere a linguagem prosaica, falada todos os dias e em todos os cantos. Tem uma construção fragmentada e apresenta uma dissonância que evoca montagem ou colagem.
Vamos lá com uma pitada do Nicanor Parra:
- Estatística aplicada ao social: Temos dois pães. Você come dois. Eu não como nenhum. Consumo médio: um pão por pessoa”
- “USA/ onde a liberdade/ é uma estátua”.
- “Esquerda e direita unidas jamais serão vencidas”.
- “Nem capitalista/ nem socialista/ e sim o exato oposto:/ ecologista”
Em uma de suas últimas entrevistas, declarou Nicanor Parra:
"A grande questão da literatura é: como fazer uma frase? Parei de escrever quando percebi que nenhum poema se compara às frases de uma criança. Agora o que faço é anotar o que elas dizem, completas Parra, citando um de seus netos: “Por que miar? Se eu fosse um gato, faria AU”. Nenhum poeta, professor, crítico ou Nobel faz melhor que isso.
Viver é Perigoso
2 comentários:
"O mais velho dos nover irmãos"
Corrige!
Queda na demanda impulsionada por tarifas de Donald atinge portos e transporte aéreo dos EUA
Pois é...... e tem gente que acha que vai dar certo.
Postar um comentário