Maria Madalena Santos Reinbolt, artista brasileira nascida em Vitória da Conquista em 1919. Autodidata trabalhava com pintura e tapeçaria, que chamava de "pinturas com tinta" e "pinturas com lã", quase sempre retratando cenas rurais reminicentes de sua infância no interior da Bahia.
Madalena nunca foi formalmente educada, e nunca aprendeu a ler ou escrever fora assinar seu próprio nome.
Com vinte e poucos anos, Madalena mudou-se para Salvador para trabalhar como empregada doméstica. Em 1945, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde passou dois anos trabalhando como doméstica antes de se mudar para São Paulo, em 1947. Se mudou de volta para o Rio de Janeiro pouco depois, mudando-se para Petrópolis, em 1949, onde ela iria trabalhar como cozinheira.
Em 1952, casou-se com Luiz Augusto Reinbolt, caseiro.
Não conseguiu se sustentar como artista e viveu até o fim da vida como empregada doméstica. Madalena Santos Reinbolt tomou o barco em Petrópolis em 1977.
Seu trabalho foi exposto na Bienal de Veneza em 1978, um ano após sua morte. Suas pinturas e tapeçarias fazem parte de notáveis coleções públicas e privadas, como o Museu Afro Brasil e o Museu de Arte de São Paulo - MASP.
Viver é Perigoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário