Translate

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

MOÇO BONITO



"Há muito acredito que o realismo é fantástico"

Gay Talese

Aprendi a ler nos jornais e tinha apenas cinco anos de idade. O meu pai foi assinante a vida toda. Os jornais eram entregues com, pelo menos um dia de atraso, exceto se o assinante tivesse uma caixa postal no Correio e fosse retirar o exemplar. Nunca deixei a leitura diária.

Um risco absoluto citar grandes jornalistas que marcaram nossa vida.

Hoje (fevereiro/25) estão juntos na poleposition, o Ruy Castro, em termos de Brasil e o Gay Talese, em termos de mundo. Tenho todos os livros escritos pela dupla.

São do Talese, "Honra o Teu Pai", leitura quase definitiva sobre a Mafia, 'Fama & Anonimato", que traz "Frank Sinatra está resfriado"considerada por muitos como melhor reportagem de todos os tempos. 

Continuo porém achando, imbatível o texto "1.002ª Noite da Avenida Paulista" do Joel Silveira, satirizando os ricos e poderosos de São Paulo. 

Um pouco sobre o americano Gay Talese (foto). Criador do jornalismo literário, que incorpora ao jornalismo elementos da literatura. 

Talese nasceu em Nova Jersey em 1932. Graduado pela Universidade do Alabama em 1953. Entre 1955 e 1965 trabalhou no New York Times . A partir de 1960 tornou-se colaborador de várias revistas,em especial a Esquire. Segue firme e forte com seus 93 anos de idade.

Gay Talese esteve na Flip (Parati) no dia 4 de julho de 2009.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: