Translate

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

O QUE NÃO DEU CERTO

Escola de Fármacia e Odontologia de Itajubá

Bom sempre comentar sobre os fatos e empreendimentos de sucesso na nossa terra. Obrigação no entanto, registrar sobre alguns poucos não seguiram avante. Uma certa tristeza é provocada nos mais antigos ao passar pelo local onde funcionou a Segunda Escola Superior em Itajubá. O prédio não existe mais.

Ontem, dia 2/12, completou 94 anos da formatura da primeira, e tudo indica a última, Turma da Escola de Farmácia e Odontologia de Itajubá, que teve como paraninfos o médico Dr. Gaspar Lisboa e o dentista Dr. Dias Neto.

Registros dão conta que ela foi fundada  em 8 de outubro de 1925, por iniciativa do Dr. José Brás Pereira Gomes, então Deputado Federal, contando com o auxílio financeiro dos Dr. Xavier Lisboa, Major Severiano Ribeiro, Cel. Jarbas Guimarães e Major João Pereira. A faculdade era reconhida pelo Governo Federal.

Pouco depois da formatura da primeira turma, conform o artigo 313 do Decreto Federal 19.852 de 11/4/1931, a Escola foi extinta.

Em circular do dia 12/5/1931, O Dr. Gaspar Lisboa, no desempenho de Secretário do estabelecimento, comunicava que os pedidos de transferência para outras faculdades do País deveriam ser imediatamente endereçados à Secretaria  da recém-extinta Escola.

Pois é...

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c23vk2kdnzko.amp

Perlustrador da Mantiqueira