Translate

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

MOÇA BONITA


“A vida muda rápido. A vida muda num instante. Você senta para jantar e a vida que você conhecia acaba de repente".

Escreveu Joan Didion no seu livro mais famoso, "The Year of Magical Thinking", lançado no Brasil em 2006, como "O ano do Pensamento Mágico". O livro trata do ano seguinte ao da morte de seu marido, o escritor John Gregory Dunne e durante o período no qual sua filha adotiva, Quintana, passava por um grave estado de saúde. Pouco tempo após a publicação desta obra, sua filha com então 39 anos também tomou o barco.

Joan Didion, jornalista, ensaísta e romanista americana, nasceu em Sacramento em 1934. Formou-se pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, em 1956. Tinha 27 anos quando se casou com o jornalista e também escritor John Gregory Dunne que trabalhava na Time.

Com o seu cabelo liso pelo pescoço, o semblante grave, um cigarro na mão, Joan Didion sempre foi um exemplo de estilo. Adorava os Doors e escreveu sobre Jim Morrison. Sua casa em Malibu Beach se tornou ponto de encontro de inúmeras mentes criativas da época. Os jovens Brian de Palma, Spielberg, Martin Scorcese, Warren Beatty, eram presença constante, além de Harrison Ford, na qualidade de empregado — o ator foi contratado como carpinteiro e ficou amigo dos donos da casa.

Em 2013, Barack Obama distinguiu-a como uma das mais notáveis escritoras norte-americanas do século XX.

Joan tomou o barco em New York em 2021. Estava com 87 anos.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: