Hilma af Klint, foi uma artista e mística sueca, pioneira do abstracionismo, nascida em Estocolmo em 1862.
Suas pinturas foram consideradas uma das primeiras obras abstratas conhecidas na história da arte ocidental. Uma parte considerável de sua obra antecede as primeiras composições puramente abstratas de Kandinsky e Mondrian.
Ela pertencia a um grupo chamado "As Cinco" - Ela, Anna Cassel, Cornélia Cedeberg, Sigrid Hedman e Mathilda Nilsson, compreendendo um círculo de mulheres inspiradas pela Teosofia, que compartilhavam a crença na importância de tentar contatar os chamados "Mestres Ascensos" - frequentemente por meio de sessões espíritas - alegadamente espíritos elevados que desejavam comunicar por meio de imagens.
As obras de Hilma af Klint são principalmente espirituais e o seu trabalho artístico é uma consequência disso.
A pintora af Klint frequentou a Real Academia de Belas-Artes, principal centro de educação artística da capital sueca, onde estudou principalmente desenho, pintura de retratos e pintura de paisagem.
Trabalhou no Instituto Veterinário de Estocolmo como desenhista científica. Neste tempo, teve a oportunidade de fazer numerosos estudos e trabalhos gráficos sobre a Teoria da Evolução de Darwin.
As obras de Hilma af Klint são principalmente espirituais e o seu trabalho artístico é uma consequência disso. Ela sentia que o trabalho abstrato e o significado interno eram tão inovadores que o mundo não estava pronto para vê-lo, e desejou que o trabalho permanecesse invisível por 20 anos após sua morte.
Ela escreveu em seu caderno:
"Os quadros eram pintadas diretamente através de mim, sem nenhum desenho preliminar, e com grande força. Eu não tinha ideia do que as pinturas deveriam representar; no entanto, trabalhava com rapidez e segurança, sem alterar uma única pincelada."
A coleção de pinturas abstratas de Hilma af Klint inclui mais de 1200 peças. É propriedade e administrada pela Fundação Hilma af Klint em Estocolmo, Suécia.
Hilma af Klint tomou o barco na Suécia em 1944, com quase 82 anos, após um acidente de trânsito.
Viver é Perigoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário