Graças a cientistas na Espanha, uma alface mais densa em nutrientes, e visualmente impressionante, pode em breve ser usada como uma ferramenta contra deficiências de vitaminas.
O Instituto de Pesquisa em Biologia Molecular e Celular de Plantas (IBMCP) projetou geneticamente um novo tipo de "alface dourada" com 30 vezes mais nutrientes do que as folhas verdes comuns.
Os resultados, publicados no Plant Journal, afirmam que o segredo do perfil saudável e da tonalidade dourada do vegetal é o betacaroteno, o pigmento que dá aos vegetais vermelhos, alaranjados e amarelos seus tons distintos.
Os humanos podem converter o betacaroteno em vitamina A, que promove o crescimento celular, a função imunológica, o desenvolvimento fetal e a visão. A biofortificação de vegetais de folhas verdes com carotenoides pró-vitamina A continua sendo desafiadora até o momento.
A deficiência de vitamina A também pode resultar em deficiências visuais e cegueira. As crianças são especialmente suscetíveis a esses sintomas.
Os pesquisadores esperam que seu estudo seja o primeiro passo para reduzir o impacto das deficiências de vitamina A em todo o mundo.
Mdig
Viver é Perigoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário