Translate

domingo, 25 de agosto de 2024

EU DESISTO !



UNIVERSO NO TEU CORPO

Composição e interpretação de Taiguara. Música de 1970. Taiguara era uruguaio de Montevidéu, onde nasceu em 1945. Foi criado no Brasil. Teve muitos problemas com a ditadura, passando longos tempos fora do país. Tomou o barco com muita antecedência em 1996.

Lembrança:

No segundo ano de engenharia, em 1970, estávamos fazendo prova numa sala da "Codorna". Ainda não existia o Campus da Unifei. A turma estava dividida em duas salas.

Abri a prova e para variar não entendi nada. Estava naquela fase de nem dúvidas sentir. É um estágio mais avançado do que não saber.
Passei olhando alguns minutos para o infinito, fingindo buscar lembranças que nunca existiram.
Estava meio envergonhado de ser o primeiro a desistir.

Foi quando ouvi o primeiro verso desta música, berrado desafinadamente pelo Marcos Berti, que estava na sala ao lado (um dos caras mais inteligentes que conheci).

Não deixei nem a bola picar. Imediatamente entreguei a prova em branco. A adesão foi em massa.

Eu desisto!

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

O Grenwashing* estatal
Outro dia abastecendo o carro (com etanol 100% é claro. Sonho ter um um dia um híbrido flex ou totalmente elétrico) reparei na bomba de gasolina ao lado um cartaz. “Gasolina Podium Petrobras Carbono Neutro”. Gasolina combustível fóssil carbono neutro? Como é possível? Fui pesquisar.
A estatal usa certificados que atestam que consome energia limpa nas suas operações. De fonte renovável. Só que essa fatia é mínima. Perto de 2%. Os outros 98% são obtidos do próprio petróleo, óleo combustível ou gás natural.
Pensemos numa plataforma no mar distante. Como é gerada toda energia para aquele monstro consumidor do tamanho de uma cidade? Do próprio petróleo ou do gás extraído. Refinarias e oleodutos a mesma coisa. Auto abastecimento.
Então como é possível uma campanha propagandística como essa do carbono neutro? Resposta: má qualidade nas certificações.
Os chamados I-RECs**. Emitidos por geradoras de energia. São fornecidos para muitas empresas. Que os ostentam para seus públicos internos e externos. Então na aparência a Petrobras compra e usa energia de fonte limpa. Mas consome nos seus processos grande quantidade de energia suja do seu auto abastecimento. Precisamos melhorar essas certificações. Por exemplo com os parâmetros da chamada "Pegada Ecológica" que levam em consideração todas as etapas da produção de um bem ou serviço. Foram usadas para definir p. ex. incentivos a produção do carro híbrido nacional em vez do elétrico puro.
Mesmo a compra de energia dita limpa ou renovável do Sistema Interligado Nacional não garante que 100% dela o é! Usinas térmicas interligadas estão aí operando por todo o Brasil não é mesmo?

*Expressão que significa “maquiagem verde” ou “lavagem verde”. Nesses casos, as marcas criam uma falsa aparência de sustentabilidade, sem necessariamente aplicá-la na prática
**O International REC Standard (I-REC) é um sistema global que possibilita a aquisição de certificados de energia renovável.
Mercado-Lógico