Sobre o post Assustador
Menos a questão do envelhecimento o resto do livro, A Singularidade Está mais Próxima, é assustador mesmo meus caros.
Nos filmes futurísticos essas ideias nos foram apresentadas como estórias. Pra mim como problemas imediatos e preocupantes, de início 3:
- uma possível ascensão das máquinas sobre nós, com os conhecimentos adquiridos das interfaces cérebro humano/máquinas; vão saber como somos, o que queremos;
- uma enorme dependência da internet, muito mais que podemos antever hoje, quando já somos muito dependentes. O ocorrido na semana passada com os sistemas de segurança da CrowdStrike expôs nossa fragilidade. Sem contar que como as Bigs Techs somos dependentes em muito de poucas empresas no ramo da Bio Segurança. Não chegam a duas dezenas.
- na guerra internacional de controle dos chips (hoje presentes em quase tudo) já se fala entre pesquisadores e futuristas como Kurzweil que para nossa segurança, assim como as redes e big techs, os chips teriam que ser “controláveis” (governable chips) para podermos principalmente ter algum poder/controle sobre as IAs.
Já pensaram? Um país ou empresa com esses poderes?
Com os nossos legisladores atuais que só se ligam com ideologia, emendas e eleições quem está preocupado com isso?
Por exemplo: Em tramitação há dois anos, texto de lei prevê responsabilização das plataformas digitais por conteúdos extremistas e fake news não anda um milímetro.
Observador de Cena
Viver é Perigoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário