Translate

quarta-feira, 30 de abril de 2025

PROFESSOR APOSENTADO


 

Bom ler o Carlos Alberto Di Franco, dizendo que falta para o Brasil estadistas e sobram políticos. Que falta aquele tipo humano raro, que pensa o país. Alguém capaz de sonhar alto, agir com responsabilidade e cultivar o senso do dever. Um servidor da nação, não movido por vaidades pessoais, mas por um propósito de transformação social e institucional. 

O estadista, ao contrário do político tradicional, não se limita ao calendário eleitoral. Ele planta árvores cujos frutos talvez não venha colher.

O estadista precisa ser desenvolvimentista - mas um desenvolvimentismo inteligente, moderno, responsável. Que compreenda as potencialidades do País, respeite o meio ambiente, invista na educação, ciência e tecnologia, valorize a indústria nacional e enfrente as desigualdades sociais com coragem.

O estadista não teme o enfrentamento. Mas não procura por vaidade ou beligerância. Seu combate é por princípios, não por holofotes. Sua autoridade vem do exemplo, não da imposição. Sua força vem da coerência, não do cálculo político.

O estadista compreende a complexidade do seu tempo e una competência técnica à sensibilidade social e alie firmeza a generosidade. 

O estadista não precisa gritar para ser ouvido e não trata o povo como massa de manobra.

O estadista não nasce do improviso. É alguém que conhece a alma do seu povo, respeita sua cultura, valoriza sua história, porque quem não conhece o passado está condenado a perder o futuro. A ignorância histórica é uma das razões da superficialidade política e do desprezo pelas instituições.

O estadista é um construtor. Constrói consensos sem abrir mão de convicções. Constrói políticas públicas que sobrevivem a governos. Constrói instituições sólidas. Constrói pontes entre o presente e o futuro. Constrói confiança, poque sabe que sem confiança não há coesão social e sem coesão social não há desenvolvimento sustentável.

(OESP)

Viver é Perigoso

+ INDÚSTRIA



Aconteceu ontem em Pouso Alegre,  o ‘+ Indústria’, evento inédito sobre inovação e aceleração industrial do Sul de Minas. Organizado pela Fiemg e pelo Sebrae Minas, o encontro abordou a transformação das pequenas e médias indústrias da região.

A programação incluiu mais de 20 ações ao longo do dia, com palestras e painéis de debates com os participantes e convidados. 

O presidente da Fiemg Regional Sul, Rodrigo Costa, destacou :

" O evento inédito é necessário para debater o futuro da indústria e mostrar a capacidade do Sul de Minas de se tornar a principal região industrial do Brasil. Pouso Alegre é reconhecida como um polo industrial em expansão. Com o + Indústria, queremos ampliar esse potencial e impulsionar o crescimento de toda a região, conectando os empresários locais às principais tendências e inovações do setor ”.

A palestra principal foi com a jornalista Giuliana Morrone, que trabalhou vários anos da TV Globo e agora está dedicada à sustentabilidade e ESG.

Viver é Perigoso

ENQUANTO ISSO...

 


Viver é Perigoso

terça-feira, 29 de abril de 2025

CANTINHO DA SALA

 

Judith Linhares - Founding (1980)

Viver é Perigoso

CEMIG - POUSO ALEGRE



Ontem, segund-feira (28), a Cemig inaugurou a Superintendência Regional Sul em Pouso Alegre.
  
Objetivo é ampliar a presença no interior de MG e regionalizar as lideranças, por meio da reestruturação organizacional. Com a Superintendência, foram criadas três gerências em Pouso Alegre, Varginha e Divinópolis.

A Cemig quer criar quatro novas subestações em Monte Sião, Pouso Alegre, Jacutinga e Santo Antônio do Monte, em 2025. Boa Esperança terá a subestação ampliada e o Cemig prevê entregar mais nove, no mesmo ano.

Serão instalados 180 religadores automáticos em pontos estratégicos da região. Eles podem ser operados de forma remota e reduzem prazos para religamento, em caso de queda de energia.

Blog: Pois é...

Viver é Perigoso

JUÍZO MOÇADA !


Caso não crie juízo, o que certamente virá com os anos, o deputado federal mais votado na terrinha, um fato considerável, uma vez que nem deve conhecer ao vivo a cidade, vai cansar de pagar multas.

Em sentença publicada hoje (29) Nikolas Ferreira  foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal  a pagar multa de R$ 200 mil por dano moral coletivo por um discurso feito no dias das mulheres, em 2023, na Câmara dos Deputados, quando ele colocou uma peruca e disse que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”. 

Viver é Perigoso

AGUARDEM !

 


Viver é Perigoso

SA & GUARABIRA


O nome ficou tão forte que até parece ser de uma pessoa só. Sá & Guarabira dupla musical brasileira formada em 1971. Dona de grandes sucessos.

A dupla formada pelos compositores e cantores, Luis Carlos Sá e Guttemberg Guarabira, está anunciando o fim do grupo por "causas naturais", sem desentendimento ou brigas.

Ainda farão quatro apresentações, entre 31 de maio e 25 de setembro, em SãoPaulo, São Bernardo do Campo, Belo Horizonte e Itajaí.

Viver é Perigoso 

E SEGUE A VIDA...

 


Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO


O Dono do Mundo

"Da primeira vez eu tinha duas coisas para fazer, mandar no país e sobreviver, e eu tinha comigo todo esse povo desonesto. Nesta segunda vez, eu mando no país e no mundo" 

Donald em entrevista a The Altantic.

Sabem por que ele se acha? Porque tem maioria no Congresso. Porque nomeou só amigos fieis para o auxiliarem. Muitos incompetentes. Mas fieis. No primeiro mandato tinha gente mais competente ao seu lado. Gente que lhe dizia não faça. Ou não faça assim. Hoje por enquanto ele só está desafiando a democracia americana e botando caos/imprevisibilidade na economia mundial.

Até agora jogo jogado. Perigoso mas jogado.

Vejamos só um aspecto de suas errôneas decisões. O tarifaço contra a China que teve a mesma reação dos chins. As consequências econômicas são enormes para os dois países. Só que um não é uma democracia com eleições. A China. Os EEUU por enquanto ainda são uma democracia. Essa é a “fragilidade” do pretenso dono do mundo. Eleições legislativas de meio de mandato em 2027. Comum o incumbente perder a maioria? Historicamente sim!

Mas não é só a história que conta. No momento a perda de apoio e popularidade do Donald é impressionante. Nada parecido nos últimos 80 anos. Nem o apelidado sonolento por Donald, Joe Biden, perdeu tanto em tão pouco tempo. E o que é pior. Suas medidas econômicas se consideradas acertadas (eu não as considero) só mostrariam resultados no longo. Longuíssimo prazo. Já o governo chinês está preocupado com eleições? Nadica de nada. Lá o sistema é fechado. Com partido único.

Outro dia foi postado aqui comentário bastante enganoso. Que por causa das tarifas a China perderia de 20 a 100 milhões de empregos. 200 mil empresas seriam fechadas. Vamos usar o exemplo absurdo exposto. Sabendo que o tarifaço recíproco é tremendamente prejudicial a ambos: a China perderia 20 milhões de empregos e os EEUU só 4 milhões. 20%. Quem abriria o bico primeiro? Ou quem piscaria como dizem por lá? Acho que está na cara.

Então continua-se o jogo. Uma nova mentira a cada dia. Uma fake bombástica donaldiana. De preferência que dê manchete na mídia responsável ou viralize nas às vezes irresponsáveis redes sociais.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

AGORA VAI !



PORTARIA Nº: 621/2025 

Rodrigo Imar Martinez Riera, Prefeito Municipal de Itajubá, Estado de Minas Gerais, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, resolve: 

Art. 1º - Nomear interinamente o servidor abaixo no cargo comissionado, conforme Lei Complementar nº 066/2011 e nº 067/2011: 

Peter Luiz Pereira Rennó

Secretario Municipal de Ciência, Tecnologia, Industria e Comércio 

Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação retroagindo os seus efeitos em 03 de abril de 2025. 

Itajubá, 28 de abril de 2025

Prefeito Municipal

Viver é Perigoso


segunda-feira, 28 de abril de 2025

ALGUMA COISA ACONTECE

 


Um grande apagão ocorreu em grandes áreas da Espanha às 12h32, desta segunda-feira.

As causas da queda de energia, cujos efeitos ainda são sentidos, são atualmente desconhecidas. A concessionária Red Eléctrica está investigando as causas do incidente, que também afetou Portugal. 

Eduardo Prieto, diretor de serviços de operações da Red Eléctrica, declarou às 14h47: que a interrupção é "excepcional e completamente extraordinária" e que levará de 6 a 10 horas para ser reparada, o que significa que não será resolvida até esta noite. A energia elétrica começou a ser restaurada no norte e no sul da península às 13h33, de acordo com a Red Eléctrica, que informou duas horas depois que a energia elétrica havia retornado parcialmente a partes da Galícia, do País Basco e da Catalunha. 

O apagão forçou a suspensão de todo o tráfego ferroviário, afetou o tráfego aéreo, causou interrupções no transporte público e até mesmo desligou os semáforos em muitas áreas. A Direção-Geral de Trânsito (DGT) pede aos cidadãos que evitem circular "o máximo possível".

O apagão também está afetando outras infraestruturas e serviços: supermercados já estão avisando que só aceitarão pagamentos em dinheiro, e pessoas tiveram que ser resgatadas de elevadores parados. Muitas pessoas estão fazendo fila para comprar rádios alimentados por bateria. Os celulares também foram afetados.

El País

Blog: Questão de outros tempos: Os alunos do curso de eletricidde da Nossa Escola, cansaram de ouvir falar e ter explicações durante o curso, sobre o famoso apagão acontecido em 9 de novembro de 1965, com significativa interrupção no fornecimento de electricidade no Canadá, Connecticut, Massachussets Nova Hampshire, Rhose Island, Vermont, Nova York e Nova Jersey, nos Estados Unidosos. Cerca de 30 milhões de pessoas ficaram sem eletricidade por até 12 horas.

Viver é Perigoso

VAI UM QUEIJIM AÍ ?



Carolina Figueira, do Estado de Minas, tratou de um assunto que fugia do meu conhecimento.

O que separa um " Queijo Minas Artsanal -  QMA " de um "Queijo Artesanal de Minas - QAM ? 

 A confusão ainda é comum, mesmo entre profissionais. Os nomes se parecem, os produtos compartilham território, mas há distinções importantes. E elas não se limitam à sigla.

O Queijo Minas Artesanal (QMA) tem regulamentação própria, com regras precisas. Produzido com leite cru, uso de pingo e período mínimo de maturação – que varia conforme a microrregião –, o QMA carrega um saber-fazer reconhecido e registrado como patrimônio. Dez microrregiões mineiras têm autorização legal para produzir esse tipo de queijo. Canastra, Araxá, Serro, Campo das Vertentes, Cerrado, Salitre, Ibitipoca, Entre Serras, Triângulo e Diamantina fazem parte do mapa. Cada uma expressa, no gosto, as condições de solo, clima e o modo como o humano interfere nisso tudo.

Mais do que uma categoria, o QMA é uma receita específica. Isso significa seguir um conjunto determinado de práticas, como o uso de leite cru, a fermentação láctea natural, por meio do soro obtido da produção dos dias anteriores (chamado de pingo), salga a seco, registro sanitário e por aí vai. A variação entre regiões – e entre produtores – existe, mas as bases são comuns. Trata-se de um modo de fazer com identidade definida e proteção legal. Não se trata apenas de um único queijo. Trata-se de um sistema, um modo de fazer específico.

O Queijo Artesanal de Minas (QAM) também é regulamentado. Em 2018, uma lei definiu critérios específicos para a produção e comercialização de queijos artesanais no estado. Essa categoria abrange diferentes tipos, como Cabacinha, Mantiqueira de Minas, Alagoa, Serra Geral, Vale do Suaçuí e Requeijão Moreno. Cada um com sua própria receita, técnicas e processos, como cozimento, fusão ou filagem da massa – etapas que não ocorrem no QMA. São queijos distintos, produzidos de forma artesanal, ligados ao território e à tradição, mas com tecnologias de fabricação próprias.

Ou seja: enquanto o QMA segue uma única receita, o QAM abriga várias. Cada variedade tem regras próprias, reconhecidas em portarias, e se insere em contextos geográficos e culturais específicos. Todas expressam formas legítimas de fazer queijo artesanal em Minas Gerais.

Viver é Perigoso

TRIO PARADA DURA



Não bastasse o povo da Ucrânia ter que lutar contra Putin e receber ameaças do Donald, a Coreia do Norte confirmou pela primeira vez, no domingo (27/04), que enviou tropas para lutar pela Rússia na guerra contra a Ucrânia.

O país norte-coreano enviou um total estimado de 14 mil soldados, incluindo 3.000 reforços para repor perdas, segundo autoridades ucranianas.

Declarou o ditador Kim Jong-un:

"Aqueles que lutaram pela justiça são todos heróis e representantes da honra da pátria, A Coreia do Norte, considera uma honra ter uma aliança com um Estado tão poderoso como a Federação Russa".

O país norte-coreano enviou um total estimado de 14 mil soldados, incluindo 3.000 reforços para repor perdas, segundo autoridades ucranianas.

Viver é Perigoso

O QUE MUDA ?


Em 1940, quando o IBGE passou a produzir os censos nacionais, 95% da população se declarava católica. Sete décadas depois, no levantamento de 2010, os fiéis da Santa Sé já haviam diminuído para 64,6% do total. A expectativa é que, com essa tendência, o catolicismo perca o posto de maior religião do Brasil para os evangélicos em poucos anos.

De acordo com a projeção do doutor em demografia José Eustáquio Diniz Alves, até 2032 a proporção de católicos e evangélicos no país deve se inverter: os fiéis apostólicos romanos devem cair para 38,6%, enquanto os advindos do protestantismo sobem para 39,8%.

Blog: Em choque com a pesquisa. Morador há séculos nas proximidades da Igreja São José, nos últimos tempos tenho notado um expressivo aumento nas atividades da igreja e o consequente aumento da participação dos fieis. Presenciamos eventos, quase que diários, específicos para crianças, para jovens e idosos, tornando-se difícil, inclusive, encontrar vaga para estacionamento nas proximidades. 

O Tempo

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

Geraldo de Barros - Marlboro


Geraldo de Barros, pintor e fotógrafo brasileiro, nascido em Chavantes (SP) em 1923. Além da fotografia e da pintura, sua obra se estende também à gravura, às artes gráficas e ao desenho industrial. Tomou o barco em 1998.

Viver é Perigoso

HABEMUS

 

Viver é Perigoso

domingo, 27 de abril de 2025

ESTATÍSTICA APLICADA AO SOCIAL

 


Nicanor Parra, como quase todos sabem, foi um poeta e matemático chileno, nascido em 1914. O mais velho dos nover irmãos, os pais eram professor primário e uma costureira. Família que se tornou uma dinastia da cultura chilena,, presente na literatura, na música, nas artes plásticas, na dança e no circo. Sua irmã foi simplesmente, Violeta Parra, de "Gracias a la vida".

Em 1954, publicou: "Poemas y antipoemas". 

Segundo o "pai dos burros",  o "antipoema" é subversivo, mas não militante, pois não toma partido ideológico, sendo, pelo contrário, um instrumento para fazer acusações contra as deformações das ideologias. 
O sistema antipoético inclui entre seus elementos: uma personagem antiheróica que observa no interior das casas ou se desloca por locais públicos de espaços urbanos; o humor, a ironia, o sarcasmo, que permitem perceber o que está oculto. Sua entonação e sintaxe não obedecem a um modelo literário, prefere a linguagem prosaica, falada todos os dias e em todos os cantos. Tem uma construção fragmentada e apresenta uma dissonância que evoca montagem ou colagem.

Vamos lá com uma pitada do Nicanor Parra:

Estatística aplicada ao social: Temos dois pães. Você come dois. Eu não como nenhum. Consumo médio: um pão por pessoa”

USA/ onde a liberdade/ é uma estátua”.

“Esquerda e direita unidas jamais serão vencidas”.

- “Nem capitalista/ nem socialista/ e sim o exato oposto:/ ecologista”

Em uma de suas últimas entrevistas, declarou Nicanor Parra:


"A grande questão da literatura é: como fazer uma frase? Parei de escrever quando percebi que nenhum poema se compara às frases de uma criança. Agora o que faço é anotar o que elas dizem, completas Parra, citando um de seus netos: “Por que miar? Se eu fosse um gato, faria AU”. Nenhum poeta, professor, crítico ou Nobel faz melhor que isso.


Viver é Perigoso

HERÓIS DA RESISTÊNCIA

 


Viver é Perigoso

PORQUE HOJE É DOMINGO


BECAUSE HE LIVES

Viver Perigoso


sábado, 26 de abril de 2025

POIS É...


Por duas vezes detido por "agentes" de segurança, para questionamentos e averiguações, simplesmente por ser tomado como um terrível guerrilheiro que assolava o País. Naqueles tempos sombrios, corria para dirimir as dúvidas. Hoje, a dúvida seria uma honra.


 


Viver é Perigoso





A FORÇA DA GRANA




O Brasil enfrenta uma crise silenciosa e crescente que ameaça toda a estrutura da medicina nacional: a proliferação descontrolada de faculdades de medicina de baixa qualidade.

Em vez de solucionar a carência de médicos, estamos multiplicando profissionais mal formados, aumentando os riscos para pacientes, hospitais e operadoras de saúde. O paciente acaba sendo a vítima.

Hoje, o Brasil possui mais de 390 faculdades de medicina — o maior número do mundo. Superamos a Índia e a China, países muito mais populosos, e triplicamos o número existente nos Estados Unidos, que têm quase o dobro da nossa população.

Essa expansão desenfreada foi guiada muito mais por interesses econômicos do que pela necessidade real de melhorar o sistema de saúde.

O resultado está nos dados. Segundo o Ministério da Educação, mais da metade dos cursos de medicina avaliados têm desempenho insatisfatório no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Muitos funcionam sem hospital-escola, com infraestrutura precária e docentes despreparados.

Médicos estão sendo formados em condições incompatíveis com a responsabilidade que a profissão exige.

Como se não bastasse, mais de 50 mil brasileiros estudam medicina atualmente no exterior, em países como Paraguai, Bolívia, Argentina e Cuba — muitos em universidades sem critérios rigorosos de seleção ou formação.

Após concluir o curso, buscam revalidar seus diplomas no Brasil, agravando ainda mais o quadro de profissionais sem a qualificação adequada...

Folha de São Paulo

Viver é Perigoso.

sexta-feira, 25 de abril de 2025

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

ZÉ FERINO


Troca de idéias de forma rápida com o Sr. Zeferino nas proximidades da Cantina Meazzini, na Boa Vista, é claro.

- Oi Sô Zé, então prenderam o Collor hoje de manhã em Maceió ?

- Pois é Camarada. Que demora. Uma curiosidade que me passou pela cabeça. Foi o primeiro presidente em que votei que foi prisão. Votei no Juscelino, no Jânio, no Collor e votei em um outro que sei não...tudo indica que será o meu segundo.

Éh...poderá ser...

Viver é Perigoso  

ENQUANTO ISSO...

 



Viver é Perigoso

PROFESSOR APOSENTADO


Ainda sobre a saúde do Sr. Jair. Primeiro, a surpresa pela mudança do médico especialista que vinha sendo responsável pelo seu tratamento e a consequente opção pela execução da cirurgia em Brasília, ao invés de São Paulo.

Segundo, pelo excepcional tempo de duração da operação: 12 horas não é qualquer coisa.

Ainda na UTI, o ex-presidente recebeu por 1 hora a visita do Sr. evangélico Malafaia. Depois, aind na UTI, recebeu para uma longa conversa o Sr. Valdemar Costa Neto, presidente do seu partido. Depois concedeu uma entrevista ao SBT, ainda na Unidade de Terapia Intensiva. Depois participa de uma live, com participação dos filhos e do piloto Nelson Piquet para promoção de capacete produzido por uma empresa na qual eles têm interesse.

Na sequência, toda essa movimentação deve ter incentivado a justiça a cumprir a ordem de intimação prevista.

Aconteceu a recaída. Todos os cuidados devem ser tomados.

Professor Aposentado

Viver é Perigoso   

NAS BARRAS DA LEI


O ex-presidente Fernando Collor foi preso hoje para cumprir pena após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Ele foi condenado, em 2023, a oito anos e dez meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. 
Collor foi denunciado pela PGR em 2015 sob a acusação de receber R$ 20 milhões em propinas entre 2010 e 2014 para viabilizar, por meio de indicações políticas, um contrato de troca de bandeira de postos de combustível celebrado pela BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.

Viver é Perigoso

quinta-feira, 24 de abril de 2025

MIDNIGHT SPECIAL


Quando chegou a Nova York, em janeiro de 1961, Bob Dylan era um jovem magro e sem dinheiro, com um saco de papel cheio de gaitas baratas. Daquelas descartáveis. 

Em sua primeira noite na cidade, ele estreou tocando gaita no Café Wha?, um clube que ele descreveu em suas memórias como "uma caverna subterrânea mal iluminada, de teto baixo e sem álcool, como um grande salão com cadeiras e mesas".

Naquela época, Harry Belafonte (cantor, ator e ativista dos direitos civis), conhecido por popularizar o calipso internacionalmente, estava trabalhando em uma nova versão de "Midnight Special", uma canção folclórica tradicional originária das prisões do sul dos Estados Unidos.

Belafonte preparou a sessão nos estúdios da RCA em Webster Hall, Nova York. Entre os músicos que ele contratou para a gravação estava o pioneiro do blues Sonny Terry. Mas ele não apareceu. Por indicação do seu guitarrista, Millard Thomas e por não ter outra escolha, Belafonte mandou contratarem Dylan.

Um garoto magro apareceu, e ele tinha um saco de papel cheio de gaitas em diferentes tonalidades. Ele tirou uma da bolsa, mergulhou na água, fez uma tomada e ficou magnífico. Terminando, ele foi em direção à porta, jogando sua gaita na lata de lixo no caminho.

Belafonte, que estava observando, ficou irritado e se perguntou se aquele gesto era um sinal de desdém ou desrespeito à sua música. Mais tarde, ele descobriu que Dylan comprava seus instrumentos na Woolworth’s. Eram baratos, e depois que você os molhava e tocava com tanta força quanto ele, não serviam mais.

Dylan recebeu US$ 50 por seu trabalho acompanhando Harry Belafonte na canção folclórica tradicional "Midnight Special" (1962), que entrou para a história porque supostamente continha a primeira gravação oficial da faixa-título de Bob Dylan. 

Posteriormente, descobriu-se que em setembro de 1961, Dylan já havia participado tocando gaita no terceiro álbum da cantora folk Carolyn Hester, no Columbia Studios, em Nova York, embora seu álbum só tenha sido lançado no final de 1962. Esta seria então a primeira sessão oficial de gravação de Dylan.

El País

Viver é Perigoso

ZÉ FERINO

 


Encontro de esbarrão com o Sr. Zé Ferino, logo cedinho na fila da Padaria Morro Chic.

- E aí Sr. Zé, parece que vai esfriar.

- Camarada, li agora cedo na previsão do tempo. Não gosto de frio.

- Sr. Zé, outro dia nós comentamos sobre a saída do Secretário Municipal da Indústria e Comércio. Estranho como numa das áreas mais preocupantes da cidade ainda não foi reconstituída a equipe.

- Calma Camarada, a escolha do novo secretário já deve estar concluída. Pode ser que a pessoa escolhida esteja apenas acertando sua situação para ocupar o cargo.

- Éh...faz sentido.

Viver é Perigoso  

OBSERVADOR DE CENA


Algumas observações sobre o comentário de 21/04 *Trump estava certo:* as tarifas dos EUA estão colapsando a classe média chinesa. *Karina Michelin*

Ainda bem que quem o enviou não concorda com tudo que está escrito, como ele diz no final.

Senão vejamos:

O impacto provocado pelas tarifas evidentemente não atinge só os chineses. Impactam o mundo todo e também e principalmente os americanos. 

Nada mais ilustrativo que as opiniões do Diretor do FED Jerome Powell.o Banco Central Americano. “As tarifas são maiores do que aquelas que os analistas previam e certamente maiores do que esperávamos, mesmo no nosso cenário mais extremo. A guerra tarifária pode complicar a capacidade da instituição de controlar a inflação e, ao mesmo tempo, maximizar o mercado de trabalho E tb. do Secretário do Tesouro dos EUA que diz que guerra comercial é 'insustentável'. Scott Bessent também afirmou que espera que países cheguem a acordo para acabar com restrições tarifárias.

Sobre as informações colhidas no blog ZeroHedge eu procuraria uma fonte mais confiável. O ZeroHege já chegou a ser banido do Twitter. Algumas informações desabonadoras sobre o blog estão na Wikipédia.

Sobre a dívida da China com os EUA de 1 trilhão de dólares procurei e não a encontrei nenhum dado. Assim como o comentarista que já perguntou sobre isso solicito ajuda para comprová-la. Já a dívida dos EUA com a China esta sim tem comprovação e está perto de 900 bilhões de dólares em títulos do Tesouro Americano. O Japão é o maior credor dos EUA, esses sim tem 1 trilhão.

Por fim se as tarifas do Donald são uma defesa contra a desindustrialização, por que ele as aplicou contra países que não são superavitários na balança comercial com os EUA? Como o Brasil. Então nesse raciocínio a desindustrialização será transferida para nós?

É isso que o comentarista conterrâneo deseja?

Observador de Cena

Viver é Perigoso

ÊPA !

 

Viver é Perigoso

quarta-feira, 23 de abril de 2025

CANTINHO DA SALA

 

Yoshida Chizuko - People

Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

É A VIDA...


Um pouco triste mas é verdade. No decorrer da vida tenho conhecido pessoas, algumas bem de perto, outras pelos meios de comunicação, inclusive livros e tenho-as como referência. Falo de referências negativas. Sem receio de errar, mesmo sem analisar mais profundamente, sou contrário ao pensamento delas. Praticamente sobre qualquer assunto. São numerosas.

Claro que ainda encontro gente com as quais eu concordo direto. Até mesmo não precisam externar seus posicionamentos. São Raros.

Preservo com cuidado as pessoas que, que com seus pontos de vista sobre qualquer assunto, me fazem pensar. Sou grato e reconhecido quando, inclusive, levam-me a reformular pensamentos.

John Chair

Viver é Perigoso

PROFESSOR APOSENTADO


Já que se trata de um espaço aberto, resolvi participar:

Sei não, mas agum coisa acontece. Dorival recusa ser técnico do Corínthians, o mesmo acontecendo com o Tite. Agora vem o deputado Lucas Pedro, do Partido União, recusando o cargo de Ministro das Comunicações do Governo Lula. 

Recusar cargo de ministro do governo até a gente entende, uma vez que do antigo Lula nem lembrança existe mais. Mais do que provado que o governo federal está totalmente loteado pelo Congresso.

E mais, segundo o jornal OESP, as emendas parlamentares - orçadas em R$ 50,4 bilhões para 2025 - representam cerca de 25% das despesas não obrigatórias. 

Sem concordar um milimetro com a grosseria e até atitudes deploráveis do argentino Javier, é inegável que a implantação de sua terapia de choque vem produzindo efeitos na Argentina. Até onde sustentará, ninguem sabe, mais que reduziu a inflação de 300% para 67% e a pobreza de 53% para 38%, com previsão do crescimento de 5% da economia para 2025, é inegável.

Quem sabe não surge do nada no País, um Javier educado, sem gestos absurdos, com forças suficientes, que consiga fazer com que o Congresso pare de legislar em causa própria, que consiga montar uma equipe de governo altamente capaz e restabeleça e façam tornar viaveis, os sonhos dos brasileiros. 

Professor Aposentado

Viver é Perigoso

O QUE É ISSO COMPANHEIRO ?



O presidente do INSS, Sr. Alessandro Stefanutto, foi afastado em meio à Operação Sem Desconto, que apura a cobrança irregular de R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024

Viver é Perigoso

terça-feira, 22 de abril de 2025

NOSSA FACULDADE



A Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT) é uma faculdade privada localizada no município de Itajubá, Minas Gerais. Fundada em 1º de abril de 1968 pelo médico Dr. Rosemburgo Romano, a FMIT possuía desde 1972 como mantenedora a Associação de Integração Social de Itajubá (AISI).

No ano de 2018 o grupo NRE Educacional, fundado em 1999, comprou a faculdade.

Da união da NRE Educacional com a MEDCEL, marca de cursos preparatórios para prova de residência medica, foi criada a AFya, que significa “saúde e bem-estar” no dialeto africano suaíli.

Pois bem, em 2019, a Afya estreou na bolsa americana Nasdaq, levantando cerca de US$ 300 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) em sua abertura de capital.

Em 2022 o grupo Bertelsmann, uma empresa de mídia, serviços e educação alemã, adquiriu o controle acionário da Afya.

Agora falando em EAD - Educação a Distância, cursos diversos estão sendo oferecidos pela instituição, como Administração, Gestão Comercial, Logística, Marketing, Gestão Ambiental e não se assustem, Teologia.

Conversando com um grande amigo médico sobre as novidades, trocamos ideias sobre as possíveis ligações entre  a medicina tradicional e a teologia. Para terminar a conversa telefônica de final de tarde, foi citada a extrema-unção.

É a vida, ou não.

Viver é Perigoso  

REI DO ROCK ´N SOUL


Viver é Perigoso

DIA MUNDIAL DO LIVRO

 


Viver é Perigoso

VOLTA AO TRABALHO

 



Viver é Perigoso

FRANCISCUS


" Foi acusado de ser comunista, de ser um papa de esquerda...Ele nunca foi de esquerda. Mas defendeu a questão ambiental, os pobres, renda básica universal, uma melhor distribuição de renda. Ao valorizar temas populares, como a pobreza, a migração, os povos indígenas, a Amazônia, as pessoas em situação de rua, os idosos, o que ele chamava de cultura do descarte, a defesa da vida de forma integrada e profunda, ele coerente com os direitos humanos." 

Gerson Leite de Moraes - Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Viver é Perigoso

segunda-feira, 21 de abril de 2025

MOÇA BONITA

 



Maria Corina Machado, engenheira venezuelana incluída na lista das personalidades mais influentes de 2025 pela revista Time.

Maria Corina, líder oposicionista ao regime de Nicolás Maduro, nasceu em Caracas em 1967 e tem três filhos.

Definida pelo jornal The New York Times como a "adversária mais detestada do governo venezuelano, uma jovem mulher com um a velocidad de uma metralhadora giratória, que muitas vezes aparece em Washington ou Madrid para denunciar o que ela chama a erosão da democracia no governo do presidente Hugo Chávez"

Declarou Maria Corina:

" Estudei engenharia, fiz pós graduação em finanças e a última coisa que imaginei na vida foi me envolver com política. Sempre vi a política como um espaço de concessões de valores, e eu não queria isso pra mim. Acreditva que a melhor forma de ajudar meu País era gerar empregos, cuidando da saúde, contribuindo pela via empresarial. Quando Hugo Chávez começou a provocar o que se tornou um confronto devastador na Venezuela, eu entendi que não podia seguir com minha vida como se nada estivesse acontecendo. Eu precisava agir. Defendia ideais liberais, acreditava que o socialismo não era o caminho para o progresso da sociedade."

Viver é Perigoso

OBSERVADOR DE CENA




Tentando responder ao questionamento do colega - "Só para entender"

A Constituição Americana é muito enxuta. Tem só 7 artigos e 27 emendas. Então quando não é previsto nela ou há legislação ou Congresso ou a justiça decide. Por exemplo o Donald usou uma lei de guerra de 1798 para justificar deportações. Um juiz federal e um tribunal barraram a medida. O governo do Donald recorreu. Só agora 3 meses depois é que a Suprema Corte de lá barrou parcialmente a medida.

Veja o caso do salvadorenho deportado por engano. Donald descumpriu decisão judicial e agora fica enrolando nos tribunais para trazer o cara de volta.Tudo se repete no caso das demissões de funcionários, das tarifas, no caso do corte das verbas da USAID, no corte de verbas das universidades...

Sobre o Congresso Americano lembre-se que é de maioria Republicana. No Senado e na Câmara. Hoje o partido é controlado quase que totalmente pelo Donald. E a Suprema Corte é majoritariamente conservadora.

O mais assustador é que quase tudo é decidido sem ouvir o Congresso. Tudo na base de decreto que lá se chama Ordem Executiva. Já emitiu dezenas. São meio parecidas com o nosso Decreto-Lei dos tempos da ditadura. Várias estão sendo contestadas.

Observador de Cena

Viver é Perigoso

JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER


EXALTAÇÃO A TIRADENTES

Belíssimo samba de autoria Mano Décio da Viola, Estanislau Silva e Penteado. Samba enredo da Escola Serrinha no carnaval de 1949. A letra é um achado.

Interpretado pela Elis é, simplesmente, demais.

Viver é Perigoso

ADIOS

 

" A pessoa que pensa em construir muros, em qualquer lugar que seja, ao invés de construir pontes, não é cristão."

Papa Francisco

Viver é Perigoso

CAUSÍDICO JURÁSSICO

Estados Unidos: onde o direito está sendo sonegado

Um aspecto muito importante nas ações do governo americano no caso das deportações é a sonegação do direito de defesa aos imigrantes.

Todas as decisões da justiça contra os decretos do Donald são que não se pode deportar ninguém sem o devido processo legal. Processo ser analisado por um juiz ou tribunal.

Soa interessante que por aqui se reclama muito da existência de um xerife que manda, mas existe um processo que obedece os ritos das leis penais. O amplo direito de defesa é observado.

Nos Estados Unidos no momento não. As deportações obedecem a um rito sumário. Os deportados não estão tendo o direito de recorrer.

"Quando o imigrante é preso, ele não é expulso imediatamente dos EUA. Ele responde um processo judicial de deportação e tem direito a apresentar uma defesa, ser julgada por um juiz e receber uma ordem de deportação".

Lá realmente assumiu um xerife.

Causídico Jurássico

Viver é Perigoso

domingo, 20 de abril de 2025

POIS É...

 

Viver é Perigoso

QUANTAS LÁGRIMAS



Tomou o barco hoje (20) a cantora Maria Christina Buarque de Hollanda, simplesmente Christina Buarque, paulista com 75 anos. 

Era filha do historiador Sérgio Buarque de Hollanda e da pianista Maria Amélia Cesário Alvim. Irmã do Chico. 

Em 1974, gravou "Quantas Lágrimas", de Manacéia, no álbum (Cristina), que a tornou nacionalmente conhecida.

Viver é Perigoso

É CAMPEÃO MUNDIAL


Hoje, em Macau, na China, o brasileiro Hugo Calderano conquistou o título mundial de tênis de mesa.

Hugo Marinho Borges Calderano nasceu em 22 de junho de 1996 no Rio de Janeiro e em 2009 conquistou o Prêmio Brasil Olímpico após trilhar desde a base uma carreira de sucesso e títulos.

Calderano é um vencedor. Filho de um professor de educação física é poliglota (fala além do português, alemão, espanhol, inglês e francês, de forma fluente, e um pouco de italiano e chinês) e tem na música como seu hobbie (sabe tocar violão).

Habilidoso também com o cubo mágico, chegou a montar um em cinco segundos, e fã de basquete.

Viver é Perigoso

PORQUE HOJE É DOMINGO


Viver é Perigoso

sábado, 19 de abril de 2025

OBSERVADOR DE CENA



As motivações do Donald

Em vista do terremoto que causou por suas decisões, quais seriam as motivações políticas/filosóficas do Donald?

Segundo o historiador israelense Yuval Noah Harar em artigo recente, a visão do presidente dos EUA de uma desordem global pós-liberal, os fracos devem sempre se render aos fortes. Segundo Yuval nada é surpresa. Nem os absurdos sobre a rendição da Ucrânia, o extermínio dos palestinos, a tomada da Groenlândia e o caos financeiro pós decretação das tarifas. Não tem nada de liberal nas decisões do Donald.

Na visão donaldista o mundo é visto como um jogo de soma zero em que cada transação ou negociação só tem vencedores e perdedores. Nada de esforços transnacionais e colegiados visando o bem comum de todos. Por isso Donald é contra o Acordo de Paris, a ONU, a OTAN, a OMS, o sucesso da UE, do Mercosul, dos Brics e vai por aí.

O mundo ideal de Donald é um mosaico de fortalezas, onde os países são separados por altas barreiras financeiras, militares, culturais e físicas. Exemplos? O muro na fronteira com o México e o tarifaço.

Mas como prevenir conflitos que sempre existiram e existirão? A solução do Donald é simples: a maneira de prevenir conflitos é fazer com que os fracos façam o que os fortes exigem. De acordo com essa visão, o conflito ocorre apenas quando os fracos se recusam a aceitar a realidade. A guerra é, portanto, sempre culpa dos fracos. Nada mais eloquente disso do que culpar a Ucrânia (fraca) pela guerra frente a (forte) Rússia.

Paz nessa visão só tem um sinônimo: rendição incondicional. Considerações de justiça, moralidade e direito internacional são irrelevantes.

No caso da Groenlândia a regra se aplica. Se houver uma invasão militar americana a fraca Dinamarca será a culpada pelo conflito. A tomada do Canal do Panamá? A mesma regra.
Surge inevitavelmente o questionamento: quem poderia se opor a isso? Nos defender da loucura? Parece que incrivelmente só temos uma única resposta: um pais 100% comunista a CHINA.

Quem imaginaria isso pouco tempo atrás?

Observador de Cena

Viver é Perigoso

CONHECIDO PELO INSUCESSO



O até então desconhecido Rafael Campelo viralizou nas redes depois de ter feito um show para uma plateia quase vazia na Times Square, em Nova York.

Campelo foi o único brasileiro a se apresentar no festival que aconteceu em uma das principais avenidas de Nova York.

Dono das músicas “Rebola e para”, “Dança do tal”, “Tipo assim” e “Mais perigosa”, o cantor, que mora nos Estados Unidos,

Além de cantor, Campelo também ganha a vida como empresário. Ele é dono de um bar em New Jersey, o Baladas Bar. O espaço tem shows ao vivo, DJs, sinuca e karaokê. No cardápio, há referências ao Brasil, com caipirinhas entre os drinks e frango a passarinho entre os pestiscos.

Viver é Perigoso

sexta-feira, 18 de abril de 2025

ZÉ FERINO




Encontro rápido com o Sr. Zé Ferino, que caminhava em direção da Igreja de São José, na Boa Vista, é claro.

- Oi Sr. Zé, tudo caminhando ?

- Camarada, por questão de respeito pelo dia santo não vou comentar nada sobre política ou outras banalidades, mas só queria registrar: Creio que nos meus oitenta e tantos de vida, vi poucas sexta-feiras santas com mais cara de sexta-feira santa que essa.

- Éh...faz sentido.

Viver é Perigoso