Translate

segunda-feira, 17 de março de 2025

MERCADO LÓGICO



Mais um alerta. Será que os ouvidos moucos dos dirigentes recém chegados vão escutar ?

Desde 1993 a insuspeita NASA acompanha o nível dos mares e oceanos. Por satélite. (Sentinel-6B). Desde as primeiras medições já subiu 10 cm.

O susto inesperado veio com os dados de 2024. 0,59 cm!!!. A expectativa era 0,43.

Lembremos que ano após ano as temperaturas médias globais estão subindo. Mas 2024 foi o mais quente de todos.
Se está quente para nós está quente para os oceanos. Lembrando: o oceano absorve 90% do excesso de calor gerado pelas emissões de dióxido de carbono e gera 50% do oxigênio de que precisamos.

Bom e o que tem calor com isso? Sabemos dos bancos escolares que a água expande com o aumento da temperatura. Desde anos atribui-se o aumento do nível dos oceanos ao derretimento das geleiras (2/3). E (1/3) a expansão térmica. Agora em 2023/24 houve uma inversão. 2/3 para a expansão e 1/3 para as geleiras.

O aquecimento dos oceanos e a expansão térmica resultante são processos complexos.

Normalmente, a água do mar se organiza em camadas por temperatura. E densidade. Com o calor da superfície levando décadas para atingir as profundezas. No entanto, fenômenos como correntes marítimas intensas e eventos climáticos podem acelerar essa transferência. E é o que está acontecendo.

Já comentamos aqui os impactos para as cidades costeiras brasileiras desse aumento. Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, São Luís e Santos são as regiões ameaçadas pela água. Aproximadamente 2 milhões de pessoas serão atingidas. Diretamente. Sem contar os prejuízos econômicos para o turismo. As exportações. As comunidades ribeirinhas/pescadores.

E também para a vida marinha em geral. O aumento da temperatura leva ao branqueamento dos corais. O seu branqueamento e morte levarão a diminuição p.ex. de peixes herbívoros. Que se alimentam deles. Que são alimento dos carnívoros. E por aí vai. Toda a cadeia alimentícia comprometida.

E continuamos na Marcha da Insensatez. Principalmente agora com a chegada de um governo míope ou mal intencionado. Em relação ao meio ambiente na grande nação do norte.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: