Translate

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

NOSSA ESCOLA

 


Planta de hidrogênio verde da Unifei inicia operação em Itajubá

Com capacidade para abastecer 20 veículos por dia, a unidade de produção de hidrogênio verde (H2V) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no Sul de Minas Gerais, inaugurada nesta semana, é teste para produção em larga escala do combustível renovável e último passo para tornar o H2V competitivo.

Ao todo, foram investidos cerca de € 5 milhões (R$ 31,4 milhões) em todo o Centro de Hidrogênio Verde (CH2V) da universidade, em que está a unidade de produção de H2V.

Os recursos são do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha, aplicado pela Agência Alemã para Cooperação Internacional (GIZ), por meio do projeto H2Brasil, da Cooperação Brasil-Alemanha para Desenvolvimento Sustentável.

A Unifei conversa com empresas do setor automotivo, siderúrgico e até da aviação, tendo em vista o Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês), em busca de convênios para testes com combustível renovável. Há conversas da instituição com empresas do agronegócio, já que a produção do hidrogênio verde possibilita a produção de amônia, insumo base para fertilizantes agrícolas.

O Reitor Bortoni destacou que outro propósito da planta de hidrogênio verde é ser uma ferramenta para treinamento de mão de obra qualificada, com formação de técnicos com entendimento do que é o combustível e uma planta de produção.

O centro de produção contou com tecnologia totalmente nacional, produzida na fábrica da Neuman & Esser em Belo Horizonte.

OEMG

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: