Translate

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

ESTOICISMO

 




Parece fora de moda, mas não está. Adquiri outro dia numa Festa de Livros. Estava meio que abandonado em cima do balcão. Admito que o comprei, levado também pelo escrito no marcador encontrado na primeira página. Frase do imcomparável Barão de Itararé : " O homem que se vende recebe mais do que vale"

365 Reflexões Estóicas - CamelotEditora - 143 páginas

O livro, como informado no título, reúne 365 ensinamentos dos mais célebres representantes do estoicismo. São saberes que ultrapassam as barreiras do tempo e se mostram tão importantesna atualidade quanto foram há séculos.

Estoicismo, filosofia de dois mil anos. A escola estóica foi fundada em 300 a.C por Zenão de Cítio, um pensador que se se estabeleceu em Atenas. o nome de sua filosofia vem do lugar onde ele divulgou seu pensamento; uma 'estoa' ou galeria coberta que ficava ao lado da Ágora da cidade.

O estoicismo concebe a filosofia em três partes principais. A física (estudo da realidade), a Lógica (estudo do pensamento) e a Ética (reflexão sobre o comportamento).Resumindo, a palavra estoico, em seu uso moderno, se refere a uma pessoa que é indiferente ao prazer e à alegria, assim como à tristeza ou à dor. Forte, equânime diante do infortúnio.

No dia a dia, você pode estar citando Zenão, Epíteto, Sêneca, Marco Aurélio, Sócrates, Diógenes, Marco Túlio. Por exemplo, Sêneca:

" Se um homem não sabe para qual porto navega, nenhum vento lhe é favorável.”

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: