O famoso baile da Ilha Fiscal aconteceu numa quinta-feira, na noite de 9 de novembro de 1889. Foi o último do Império e se tornou tão emblemático que virou quase uma expressão idiomática - é evocado quando se quer descrever uma grande celebração antes de um fim.
Justificativa para o Baile: As autoridades estavam recepcionando os oficiais do navio chileno Almirante Cochrane, que visitavam o País em viagem diplomática.
O baile aconteceu na Ilha Fiscal, pequena ilha na Baía de Guanabara pertencente à Marinha. A construção na ilha também é chamada por alguns de "castelinho" devido ao seu estilo arquitetônico.
Foram convidadas cerca de 3 mil pessoas, mas somaram-se a elas mais uns mil penetras. Na lista estava toda a elite econômica e política.
A festa começava no cais, onde uma banda entretinha os convidados que esperavam para embarcar no barco que os levaria à ilha.
A família imperial chegou por volta das 21h.
No início da noite, foi servido um banquete com uma enorme lista de pratos de ingredientes sofisticados e diversos tipos de vinho. só o banquete custou 250 contos de Réis, quase 10% do orçamento da Província do Rio. No cardápio, faisão trufado, foie-gras e costeletas de pombo à Pompadour. Vinhos a la vonté.
Algumas horas depois do jantar, começou a dança. Cada salão ofereceria um tipo de música diferente. Seis bandas tocaram.
Dom Pedro 2º teria dançado uma só vez. A família Imperial foi embora às 3h.
A festa acabou com o sol raiando. A monarquia, uma semana depois.
Viver é Perigoso
Um comentário:
Enquanto todos bailamos....
Rio calmo não significa q não há 🐊 crocodilos...🤔
Postar um comentário