Translate

sábado, 11 de outubro de 2025

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL


Poderia ser a letra do primeiro samba composto pela IA - Inteligência Artificial com dados da história do Brasil - Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta) - Samba do Crilo Doido (1966)

Foi em Diamantina
Onde nasceu JK
Que a Princesa Leopoldina
Arresolveu se casá
Mas Chica da Silva
Tinha outros pretendentes
E obrigou a princesa
A se casar com Tiradentes

Lá iá lá iá lá ia
O bode que deu vou te contar
Lá iá lá iá lá iá
O bode que deu vou te contar

Joaquim José
Que também é
Da Silva Xavier
Queria ser dono do mundo
E se elegeu Pedro II
Das estradas de Minas
Seguiu pra São Paulo
E falou com Anchieta
O vigário dos índios
Aliou-se a Dom Pedro
E acabou com a falseta

Da união deles dois
Ficou resolvida a questão
E foi proclamada a escravidão
E foi proclamada a escravidão
Assim se conta essa história
Que é dos dois a maior glória
Da. Leopoldina virou trem
E D. Pedro é uma estação também
Viver é Perigoso

O, ô , ô, ô, ô, ô
O trem tá atrasado ou já passou

Viver é Perigoso

4 comentários:

Túlio Vargas disse...

Não gosto de nada artificial. Apenas de Inteligência Original. Parabéns, Zelador, pelos 16 anos do Blog! Vida Longa!

Anônimo disse...

O efeito mais imediato das IAs

Dando um pitaco no post IAB – Inteligência Artificial Braçal

Zelador não li tantos artigos mas gostaria de dar alguns pitacos sobre os efeitos mais imediatos das IAs. Estão logo ali.

1-A ação sobre o emprego. O uso maciço das IAs em substituição aos seres humanos nas ações vamos dizer braçais. Yuval Harari o renomado historiador israelense prevê a criação de uma classe “inúteis” até 2050. O banco Goldman Sachs estima que 300 a 400 milhões de postos de emprego em tempo integral estão em risco já com a IA generativa. Trabalhadores administrativos e advogados serão os mais atingidos de cara. Outro estudo, feito pela OCDE- Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico- estima que mais de 1/4 dos empregos nos países que fazem parte da organização internacional já pode ser completamente automatizado. 1,38 bilhões de pessoas vivem nos 38 países da organização. Considerando uma média de 50% dos economicamente ativos (trabalhando ou procurando emprego). Seriam 690 milhões de pessoas. ¼ disso + ou - 170 milhões de pessoas!!!!!
2- Aumento da desigualdade social. Que as IAs aumentarão a produtividade de maneira geral já não restam dúvidas. Serão redistribuídos empregos entre países e as importações e exportações globais. Aumentando as diferenças entre desenvolvidos e não desenvolvidos. Com a automação de atividades vai aumentar ainda mais a vantagem do capital sobre o trabalho. O que enfraquece organizações como sindicatos, negociações coletivas e regulação governamental.
Noutra ponta com a automação cairá a arrecadação de impostos o que enfraquecerá as políticas públicas dos Estados Nacionais que protegem os menos escolarizados e a mão de obra sem qualificação.
Lembrando no nosso caso que estamos em plena implementação de uma reforma tributária dada como solução de parte dos nossos problemas de custos empresariais e das máquinas de arrecadação. Um dos itens do chamado Custo Brasil. Mas na velocidade que as coisas estão acontecendo e por causa das IAs a reforma tributária novíssima no momento pode ficar obsoleta antes de sua implementação completa em 2032.

O assunto IAs é complexo e grave. Requer atenção e planejamento coisas que a nossa classe política e até mesmo nós não estamos nem aí. Lembremos que "uma mudança de paradigma é uma transformação fundamental na forma como pensamos ou agimos, substituindo um conjunto de ideias ou práticas estabelecidas por um novo modelo". Queremos mesmo é discutir ideologias, candidaturas, anistia, emendas, fundão eleitoral e vendo decisões congressuais cada vez mais decididas por lobbies poderosíssimos e ações de bancadas do agro, evangélica, da bala, da bola, direita, esquerda, conservadores, progressistas, etc

Estamos lascados
Mercado-Lógico





Anônimo disse...

Abraço Túlio, você faz parte da história.

Anônimo disse...

É..tem q ser verdadeiro...sempre