Translate

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

CARTA QUE RECEBI



Sobre o Campus da Unifei em Pouso Alegre, segue histórico recebido gentilmente, via internet, do Prof, Edson Bortoni, ex - Reitor da Unifei.

Itajubá, 13 de agosto de 2025

Em meados de 2021 recebi na sala da reitoria no campus de Itajubá a visita do então vereador, hoje o vice-prefeito de Pouso Alegre, Igor Tavares, onde ele expôs o interesse de desenvolver, de maneira mais incisiva, o empreendedorismo científico e tecnológico naquela cidade. Este foi o primeiro passo dado na direção da parceria entre a Unifei e o município de Pouso Alegre visando esta significativa evolução da ciência, tecnologia e educação, bem como a formação de mão-de-obra especializada. 

Naquele momento estávamos também idealizando o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, o BCTec, e ficou acertado que estudantes de Pouso Alegre e daquela região fariam as disciplinas disponibilizadas remotamente, ficando a parte presencial a ser desenvolvida em um Hub de Empreendedorismo que seria construído. Os trabalhos conjuntos foram acertados em reunião ocorrida no dia 9 de fevereiro de 2023, onde foi apresentado o projeto do Pouso Hub, durante uma reunião extraordinária entre representantes da Prefeitura, NEMPA e Universidade Federal de Itajubá. 

O passo seguinte foi obter recursos para a viabilização da construção de um laboratório de prototipação para que os alunos pudessem realizar as aulas práticas em Projetos Integradores financiados por empresas daquela região, a exemplo dos Centro de Empreendedorismo em construção ou em fase de finalização em Itajubá e em Itabira. Em outubro de 2023, em Belo Horizonte, durante a realização do evento Imersão Indústria, conseguimos junto à FIEMG, os recursos financeiros necessários para a construção do Laboratório de Prototipação do Pouso Hub. Em 8 de março de 2024, lançamos a “pedra fundamental” da construção do Pouso Hub, o tão aguardado “Hub de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia” de Pouso Alegre. 

Seguindo esta trajetória, a Unifei, encabeçada pelo atual reitor, Marcel Parentoni, contribui significativamente com o progresso da região e do país, oferecendo o curso de Bacharelado em Inteligência Artificial. Embora a Unifei já tenha oferecido outros cursos de especialização naquela cidade, este será o primeiro curso a ser oferecido pela Unifei em um campus em Pouso Alegre que, a critério da nova reitoria, poderá oferecer também o Bacharelado em Ciência e Tecnologia, que já é ministrado em Itajubá e em Itabira, como no projeto original. 

A inteligência artificial, embora não seja de conhecimento geral, vem sendo tratada na Unifei há mais de 30 anos, desde os seus primórdios, começando com sistemas especialistas, redes neurais, conjuntos difusos, aprendizado por reforço e outros, permeando todos os nossos cursos. Mais recentemente esta técnica tem evoluído de maneira exponencial, se tornado bastante popular, aplicada a todas as áreas. Com desenvolvimentos ultramodernos e publicações recentes, os professores e pesquisadores da Unifei têm se mantido na vanguarda dos desenvolvimentos e inovações, o que vem a beneficiar amplamente nossos alunos de todos os cursos. 

Entendo que este é mais um capítulo da exuberante história que o IEMI/IEI/EFEI e Unifei bridam Itajubá e o país. Como eternizado na célebre frase de Theodomiro Santiago, fundador da Unifei, “revelemo-nos mais por atos do que por palavras, dignos de possuir este grande país”. Com isso a Unifei continua cumprindo o seu papel, de fato, possuindo este grande país. Parabenizo, assim, a todos os envolvidos, os quais não foram nominalmente citados, sob pena de se incorrer no terrível erro de não citar algum nome, mas que contribuíram fundamentalmente para que todo este projeto se tornasse realidade.

Prof, Edson Bortoni

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Vamos primeiro fazer nossa UNIVERSIDADE???
Na terrinha?
Eu heim...

Anônimo disse...

No dia q fizerem desta escola uma UNIVERSIDADE a terrinha vai explodir de alegrias....