Translate

segunda-feira, 14 de abril de 2025

DEDICO A VOCÊ O MEU SILÊNCIO


"Vida, literatura e política formam um grande todo em MVL. Três fios da mesma trança, tão entrelaçados que um nunca se separa dos outros"

Tomou o barco ontem (13) em Lima, com 89 anos, o Prêmio Nobel peruano Mario Vargas Llosa

Nascido em 1936 na cidade peruana de Arequipa, Mario Vargas Llosa cresceu entre a Bolívia e o Peru, criado por sua mãe e avós maternos. Ele não conheceu seu pai até os dez anos, pois seus pais se separaram após seu nascimento.

Ele estudou Literatura e Direito na Universidade de San Marcos, em Lima, atuou no Partido Comunista por um ano e escreveu colunas para vários jornais, elementos biográficos que nutrem vários de seus primeiros romances. Em 1958, ele deixou o Peru e foi para a Espanha com uma bolsa para uma tese de doutorado, depois para Paris.

Vargas Llosa dizia que realmente se tornou um escritor na capital francesa.

Era o último sobrevivente de uma geração de grandes autores que romperam as fronteiras literárias da América Latina, como Gabriel García Márquez, Julio Cortázar e Carlos Fuentes.

Além da vasta obra literária, Mario Vargas Llosa também ficou conhecido por suas ideias e participação política, com uma candidatura à presidência do Peru e inúmeras declarações, análises e posicionamentos, muitas vezes bastante conservadores.

Sua última obra, "Dedico a você meu silêncio", foi publicada em 2023 (2024 no Brasil). Marcantes escritos de Vargas Llosa:

 "Conversa na Catedral", "Tia Júlia e o Escrevinhador", "A verdade das Mentiras", "A Festa do Bode" e claro, "A Guerra do Fim do Mundo".

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

"Vale a pena viver, nem que seja só porque sem a vida não poderíamos ler nem fantasiar histórias"
"Você não pode lutar consigo mesmo, pois essa batalha tem apenas um perdedor."
Mário Vargas llosa