Translate

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

MERCADO LÓGICO



Acordo Mercosul x União Européia

Outro dia numa postagem criticamos os organismos multilaterais internacionais. Notadamente conselhos/painéis/conferências da ONU. Que deveriam estar dando conta da crise climática. Ao nosso ver esses organismos não estão funcionando.Por outro lado na política/ na economia/no meio ambiente o acordo Mercosul/UE é uma vitória do multilateralismo.

O Acordo fechado ainda que pendente de aprovação principalmente por comissões e conselhos europeus é um sucesso. Mesmo levando 25 anos para ser assinado. Envolve algo em torno de 700 milhões de pessoas. 22 trilhões de dólares quase 18% de todo o PIB mundial. Prevê cortes substanciais de tarifas de importações dos dois lados. E abre brechas para os setores de compras governamentais. E o Brasil pode ser um grande beneficiário. Principalmente o Agro.

Ainda existem resistências a ele por parte da França e da Polônia. Na área agrícola. Resumindo a resistência: medo da concorrência.

Nesses tempos de protecionismo principalmente com o advento da administração Trump o acordo é um oásis. Trump quer o isolacionismo. O acordo dos sul americanos com os europeus quer o multilateralismo.

Acordos desse tipo trazem a memória a Teoria do Jogos que refere-se à situação onde os adversários, conscientes de que obterão ganhos relativos. Não absolutos em suas ações. Buscam conseguir uma solução que seja a melhor para todos. Ou a menos pior para eles.

Um bom presente de Natal antecipado para o mundo.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Acordo UE- Mercosul
Dos citados e demorados 25 anos para a assinatura do acordo comercial, 4 se devem ao (des) governo do Jair. Lembram que o prosador de promessas Paulo Guedes anunciou na Argentina a assinatura ainda em 2019? E não se concretizou? Por que?
Simplesmente pelo descalabro ambiental do governo do capitãozinho e do pupilo Ricardo Salles o que resultou em novas exigências na área ambiental pelos europeus.
Pois é, 6 anos perdidos. 4 governo dele e 2 no atual para contornar o problema. E ainda tem gente que defende a figura e seu legado (?).
Observador de Cena

Anônimo disse...

Pela 1ª vez tenho uma concordância com o pres. Milei. Em seu discurso na assinatura do acordo disse que os 4 países do Mercosul ainda têm muita coisa a resolver entre eles. Tais como falta de unidade de trocas comuns. E diferenças/custos nas infra estruturas.
ML