Recentemente falamos o que diz respeito as altas médias globais de temperaturas atingidas ano passado. Valores que achávamos que chegariam só 2050.
Novo alerta de cientistas põe de novo a questão. No centro dos debates.
Agora um estudo (publicado na Science) sobre o recuo das geleiras da cordilheira dos Andes.
Autores da pesquisa se dizem estarrecidos com as conclusões. Afirmam que no ritmo que estão as geleiras de todo o planeta desaparecerão em poucos anos. Não só dos Andes. Geleira do Monte Fuji no Japão está sumindo. Também nos oceanos gelados. Os oceanos absorvem 90% do calor terrestre, um fato que provoca derretimento das geleiras marinhas. Localizadas, principalmente, nas áreas polares e nas costas do Alasca (Estados Unidos).
Já pensaram todo esse gelo derretido indo pros oceanos? Junto com as calotas polares e quase toda a Groenlândia? Com poucos centímetros de aumento do nível dos mares países insulares desaparecerão. E cidades costeiras. Entre nós boa parte de Recife p. ex.
Imaginemos os impactos na circulação de mercadorias e commodities. Exportações vitais para alguns países que não poderão embarcar pois os portos estarão inacessíveis!
E continuamos na marcha da insensatez. Vêm aí a eleições municipais. Os candidatos das nossas cidades estão preocupados com o tema? Pelo que tenho visto nos debates/programas não. Infelizmente a má política e a ideologia imperam. Entre os eleitores só interessa quem faz obras.
Em vez de propaganda eleitoral deveria ser obrigatória ver na TV programas como Cidades e Soluções do excelente André Trigueiro . Sonho de um consciente eco chato.
Estamos lascados.
Mercado-Lógico
Viver é Perigoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário