O sucesso na terrinha é o restaurante ORA-PRO-NOBIS, do Chef Rafa e Angelina.
Deu na Web:
Ora-pro-nobis, do latim "rogai por nós", é uma cactácea, um cacto trepadeira com folhas. Tem espinhos e pode ser usada em cercas-vivas, se desenvolvendo bem tanto na sombra como no sol.
Originária do continente americano, encontram-se variedades nativas dessa hortaliça perene, rústica e resistente à seca da Flórida, nos Estados Unidos, à região sudeste do Brasil.
Segundo tradições populares, o nome teria sido criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre, enquanto ele rezava em latim: Ora pro nobis.
O nome científico é uma homenagem ao cientista francês Nicolas-Claude Fabri de Peiresc, e o termo aculeata vem do latim e significa espinho, agulha.
Acredita-se que o cultivo em larga escala do ora-pro-nobis poderia representar uma revolução nos recursos alimentícios da humanidade, devido a seu fácil cultivo, grande produção e alto valor nutricional.
É um vegetal rico em ferro, ajuda a curar anemias das mais graves. Usa-se como o orégano, em forma de folha seca e moída. Também usada no preparo da farinha múltipla, complemento nutricional no combate à fome.
Suas folhas são ricas em mucilagem, que contribui para o bom funcionamento do intestino.
As folhas secas e moídas são usadas em diferentes receitas, especialmente em sopas, omeletes, tortas e refogados. Muita gente prefere consumir as folhas cruas em saladas, acompanhando o prato principal. Outros as usam como mistura para enriquecer farinha, massas e pães em geral. É servido cotidianamente nas cidades históricas do estado de Minas Gerais, onde a planta é mais popular.
Ainda há o emprego para a produção de mel e possui 25,4% de proteínas, sendo por isso conhecido como "carne dos pobres", vitaminas A, B e C bem como, além do ferro, minerais como cálcio e fósforo.
A variedade tem flores brancas, quando é mais adequada para consumo, e suas folhas podem ser ingeridas refogadas ou mesmo cruas, as flores também são comestíveis. A variedade comestível tem miolo alaranjado e folhas pequenas e suculentas.
A ora-pro-nóbis é propagada por meio de estacas plantadas em solo fértil enriquecido matéria orgânica e, depois de enraizadas, são transplantadas para o local definitivo.
No BrasilEncontrado em diversos estados do Brasil, em algumas localidades atingiu o status de ingrediente culinário, onde é refogado com vários tipos de carnes e é empregado em ensopados.
Na cidade de Sabará, existe o Festival do Ora-pro-nobis, onde é comum utilizar a cactácea para pratos culinários. Em Sabará também teria surgido a lenda de que o nome ora-pro-nobis é uma referência a uma lenda que em uma época em que pessoas colhiam a planta no quintal da casa de um pároco, ele sempre rezava uma ladainha.
Em Tiradentes, outra cidade brasileira de Minas Gerais, também há restaurantes que utilizam a ora-pro-nobis, sendo apreciado o frango com ora-pro-nobis.
Web
Web
16 comentários:
Em Itajubá Angelina é quem está colhendo no quintal do Padre, sob os cuidados do Rafa, para que todos nós participemos da reza. Talvez não em latim.... rsrs
O lugar e a qualidade garantem o sucesso!!
Grande abraço e sucessso.
Muito bom. Como já falei em minha coluna, não sou muito chegado ao tipo de comida, mas gostei muito. E o local está muito agradável, além das presenças da Angelina e do Rafael, claro.
Ivana Lisboa: simplesmente delicioso, resolvi experimentar, mas jamais pensei que comida vegetariana pudesse ser tão saborosa, além de saudável, claro! Rafael está de parabéns!
Tenho varias mudas. Quem quiser é só pedir.😉
muito bom não mau nenhum
A ora-pro-nóbis,além de ornamental,a planta é rica em proteína e muito nutritiva.
Não conheço bem perto da minha casa em Paraty tem uma plantação não tem flores é só folhas bem verdes bem espinhosa. Será que é essa planta?
Paraty
Pela descrição, deve ser.
Zelador
Eu tenho vários pés dessa planta em casa. Porém hoje fui limpar meu quintal e um espinho de pra pro nobis machucou meu braço. Não sei o que fazer. Tá doendo muito. E também tá muito inchado e todo vermelho meu braço. Acho que o espinho tem algum tipo de toxina. Se alguém puder me falem por favor. O que devo fazer pra melhorar.
nossa aconteceu o mesmo comigo,me machuquei com um espinho no pulso e esta doendo muito,tambem nao sei o q fazer.
bom dia! o que vc fez para passar?
Essa planta veia me picou no pulso da doendo a 15 dias não sei o que fazer socorro...
Aconteceu comigo hoje, furei o dedo e está doendo e ficou um caroço não sei o que fazer
Fui pegar umas folhas de Ora-pro-nobis pra fazer uma salada uns espinhos me machucaram minha mão tá muito inflamada muito roxa eu não sei o que fazer eu acho que o espinho quebrou dentro da minha mão , Socorro !
Olá...esteve fazendo poda de Ora Pro Nobis e depois de varias feridas com os espinhos a minha mão inflamou....precisa de cuidado com os espinhos dessas plantas...
Caramba, tb levei uma furada do espinho dessa planta no meu dedo e estou há alguns dias com ele inchado, vermelho, latejando e inflamado. Estou passando uma pomada antibiótica e tomando um anti-inflamatório. Melhorou um pouco, mas ainda está inchado.
Postar um comentário