Antes que me torne um eremita completo, ocuparei este espaço para falar e discutir um pouco, com simplicidade, sobre a vida, com suas alegrias e tristezas. Pode ser que acabe falando comigo mesmo. Neste caso, pelo menos prevalecerá a minha opinião.
Translate
quarta-feira, 13 de agosto de 2025
EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO
BUENA VISTA LP´S
terça-feira, 12 de agosto de 2025
ENQUANTO ISSO
ZÉ FERINO
Aconteceu o tradicional encontro semanal com o Sr. Zé Ferino na barraca de pastel na feira livre da Boa Vista, é claro.
- Bom dia Sr. Zé, e o frio ?
- Bm dia Camarada, você bem sabe que para mim o verão durava o ano inteiro. Não me dou bem com o frio.
- E o Donald ? virou polícia de rua em Washington ?
- Pois é camarada, o Brasil está tendo uma chance enorme de buscar outros mercados. Mas, mudando de assunto, tenho lido no Blog os comentaristas anônimos reclamando a falta de postagens sobre Itajubá. Pensando nisso, nessas últimas semanas passei a olhar o Diário Oficial do Município procurando alguma novidade.
- E aí Sr. Zé ?
- Camarada, impressionante. O que chama a atenção são as Portarias autorizando viagens de funcionários. Uma enormidade. E estou pensando: ou a prefeitura tem uma estrutura deficiente em termos de internet para reuinões à distância ou concluiram que a saída para questões diversas está lá fora.
- Éhh...faz sentido.
Viver é Perigoso
segunda-feira, 11 de agosto de 2025
ENQUANTO ISSO...
MOLECADA
BONS TEMPOS
O PASSADO SOB ATAQUE
domingo, 10 de agosto de 2025
FAMÍLIA MARTINEZ
E A LUTA CONTINUA
O presidente Lula só reinstalou a Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos após ordem da Justiça Federal que obrigou o governo a retomar as buscas por restos mortais de militantes envolvidos na Guerrilha do Araguaia.
Originalmente, 22 familiares de desaparecidos políticos do Araguaia entraram com uma ação em 1982 contra a União para cobrar informações sobre onde estão os restos mortais de seus parentes. As famílias ainda reivindicam o direito de sepultar os corpos e obter a certidão de óbito
O governo federal foi condenado em 2003 a auxiliar os familiares a encontrar os restos mortais, sob pena de multa diária.
Foram encontrados e identificados dois corpos, que foram identificadas como de Maria Lucia Petit da Silva e Bergston Gurjão Farias. Ambos puderam ser sepultados. Os familiares de Maria Lucia Petit ainda buscam outros dois irmãos dela que estavam no Araguaia.
Lúcio e Jayme Petit, os irmão da Maria Lúcia, que viveram em Itajubá e estudaram na Escola de Engenharia.
Viver é Perigoso
sábado, 9 de agosto de 2025
SESSÕES DE CINEMA
Com o assunto caindo no conhecimento dos bem vividos a conversa vai longe. Claro, que além do Presidente e Alvorada, tinhamos outros cinemas, como o Apollo, Paratodos e Imbel. Podem não acreditar, mas a minha primeira ida ao cinema foi no Cine Edna, na Boa Vista, é claro, e aconteceu por volta do ano de 1955, assistindo numa matinê de sexta-feira da paixão, "A Vida de Cristo"
Exceto pelo Cine Alvorada, dos Irmãos Storino, os demais cinemas da cidade eram ligados a família pioneira em cinemas, Pereira Pinto. Curiosidade: durante anos, os filmes de metragem extra longa (10 mandamentos/Ben-Hur/Dr. Jivago/Spartacus/E o Vento Levou/Cleopatra) só eram exibidos no Cine Apollo e ficavam em cartaz a semana toda.
Segundo conversas, mais de 90% dos namoros doa anos 60 e 70, cmeçavam no escurinho dos cinemas. Com um detalhe: sempre aos domingos e na sessão das 16:30 horas, com alguns tendo palco a sessão das 19:00. Na última sessão, frequentavam só os já casados ou noivos firmes. Razão: complicado levar a moça, caminhando, é claro, para a sua residência nos bairros, Boa Vista, Avenida, Varginha, Mercado, Cruzeiro. Lógico que o bairro BPS nem pensava em existir.
Os filmes estreiavam sempre nos domingos.
A matinê mais movimentada era a de domingo no Paratodos, acontecendo a famosa troca de gibis e livrinhos de bang-bang em frente ao cinema, na calçada do Bazar Fukaiama, que à noite era palco para os "marreteiros" e troca-troca de objetos, como relógios, bicicletas e outros.
Viver é Perigoso
LIVRO, PRESENTE DE AMIGO
sexta-feira, 8 de agosto de 2025
MOMENTOS MÁGICOS
Na certa, os que estão chegando agora não sabem quão mágicos eram os 30 minutos que antecediam o início dos filmes nos cines Presidente e Alvorada.
Chegavam a ser tão importantes, que conheci muitos que se retiravam ao apagar da luzes e início do filme.
Tudo acontecia sob o som de grandes orquestras e músicas inesquecíveis que passaram a fazer parte da vida de muita gente.
Início de flerts, primeiros encontros, primeiros contatos de terceiro grau (mãos dadas e braço sobre o ombro. Fim de namoro, restabelecimento de relações, roupas novas, mini saias conservadoras e claro, para os rapazes, o uniforme padrão, ou seja, calça Lee ou Levis e com frio ou calor, o blusão azul com a logomarca do, então, IEI e um pouco mais adiante, Efei.
Apertos de mãos trêmulas quando Glenn Miller iniciava com Moonlight Serenade e seguia com Tuxedo Junction, Rhapsody In Blue.
Lágrimas ao ver com o rabo dos olhos, o ex-namorado descendo pelo corredor acompanhando a metida lourinha, sob o "Red Rose For Blue Lady' emoldurado pelo Bert Kaempfert. Risinho disfarçado, cheio de deboche, quando o mesmo maestro tocava "Baby Elephant" e a professora, portando um peso ligeiramente acima do padrão, procurava uma poltrona adequada junto com o noivo.
Encontrei-me outro dia com um grande amigo da época que, suspirando de olhos semi-cerrados ouvindo Henry Mancini e a maravilhoso "Moon River", coincidentemente bateu olhos na sua paixão entre arrulhos com o novo namorado, um esquisitão de óculos. O amigo bateu em retirada às lágrimas.
O clima animava um pouco com o Billy Vaughn e nada mais nada menos que "La Paloma".
A última troca de olhares antes do início do apagar da luzes, o lugar vago ao lado, os pedidos de licença e ao chegar balbuciar o tradicional "posso sentar ?" - No fundo, Billy Butterfield e seu piston de ouro, junto com Ray Conniff, unir os corações com "Beyond The Blue Horizon", simplesmente, Além do Horizonte Azul.
Em tempo, antes do fechamento dos cinemas, um amigo procurou os proprietários e relacionou todos os LP´s, que posteriormente foram pesquisados e adquiridos.
Viver é Perigoso
quinta-feira, 7 de agosto de 2025
PRINCÍPIO DE BRIGA
Discussão democrática acontecida hoje na Boa Vista, entre um cidadão patriota de meia idade e um senhor idoso com fama de esquerdista.
Com o punho cerrado, gritou no pátio do supermercado o patriota: Fora Xandão !
O quase velhinho, descendo do carro de aplicativo, ergueu o seu já frágil punho e voz rouca:
- Xandão para presidente !
- Ficou louco ! Precisa agredir assim ? rebateu o patriota de forma ameaçadora.
Calmamente respondeu o idoso:
- Juízo rapaz. Gratuitamente estou traçando uma estratégia para vocês direitistas terem sucesso na vontade de afastar o Ministro Alexandre.
- Como assim, retrucou o impaciente.
- Estendendo e pousando a mão sobre o ombro do patriota, argumentou o Velhinho.
- Amigo, o Xandão, como você o trata, está com 57 anos de idade. Pela lei, pode ficar no STF até os 75 anos. Ou seja, até dezembro de 2043. Tirá-lo de lá a força esquece. A saída para vocês de direita e a saída dele do tribunal é simples. Ele leva jeito de ser meio vaidoso e é o nome mais falado e conhecido em todo território nacional. Que tal alguém de um partido desses do centrão, levantar a ideia dele para presidente ? Entusiasmado ele teria que deixar o STF para filiar-se a um partido, vindo disputar a eleição nas ruas. Pronto. Xandão fora do Supremo.
Coçando a barbicha, disse o patriota.
- A ideia não deixa deixa de ser boa. Mas...e se ele ganha a eleição para presidente ?
Viver é Perigoso
MOÇA BONITA
Nos últimos tempos vem acontecendo uma chuva de recomendações médicas sobre a importância, no caso dos idosos, praticarem alguma forma de exercício. Estudos são publicados à exaustão.
Foco a categoria da qual, sob protestos, faço parte, ou seja, dos entrados com ímpeto na idade. A moçada, talvez não tanto preocupada com a saúde mas com a figura/imagem, despertou há tempos sobre o tema. Haja visto a número de academias espalhadas pela cidade e sempre com notado movimento ao redor.
Sou do tempo do fisiculturista Charles Atlas (cursos pelo reembolso fiscal) e nenhuma dedicação.
Recentemente, ao passar por uma boa, fui levado a praticar musculação, no caso, na Academia Triboo, na Boa Vista, é claro. Religiosamente três vezes por semana.
Durou pouco.
Mas um conselho, não verbal, mas com imagens na rede social, vindo de uma Moça Bonita a quem queremos bem e senhora de outros conselhos verbais e exemplos, vindos pela vida afora, nos fez repensar de imediato e voltar à Triboo.
Obrigado Moça Bonita, Dona Dola , grato pelo exemplo dado do alto dos seus bem vividos 100 anos.
Viver é Perigoso
MOÇA BONITA
Deborah, Moça Bonita que nos deixou há 12 anos. Tomou o barco na tenebrosa noite de 14 de agosto de 2013.
Deborah Eliza Magalhães Oliveira, nasceu em 29 de agosto de 1994 e foi tomada dos seus, brutalmente, 15 dias antes de completar seus 18 anos.
Estudante Sistema de Informação da Nossa Universidade Federal de Engenharia, voltando das aulas na naquela noite fatídica em direção a sua residência teve a vida ceifada na Alameda, imaginem só, que tem o nome de Esperança.
Moça Bonita que sonhava estudar publicidade.
Notável e compreensível a luta do seu pai, Sr. Geraldo Oliveira, em buscar justiça e manter vivo o episódio que marcou definitivamente a vida itajubense. Também para alertar sobre a necessidade de combater a violência contra as mulheres.
Absurdos que seguem acontecendo.
Para os poucos que estão chegando agora, foi promulgada em 2021, a Lei nº 3447 de 4/11/2021 que instituiu no Calendário de Eventos do Município de Itajubá, a Semana do Combate ao Feminicídio e Violência Doméstica, denominada "Semana Deborah Oliveira".
Registre-se que a iniciativa pela criação da "Semana Deborah" foi dos vereadores Andressa Daiany da Silva, Marcelo Krauss e Silvio Vieira.
Viver é Perigoso
PAPO FURADO
MOÇA BONITA
MERCADO LÓGICO
quarta-feira, 6 de agosto de 2025
ALGO NOS ARES
VOLTANDO AO NORMAL
terça-feira, 5 de agosto de 2025
segunda-feira, 4 de agosto de 2025
ALGUMA COISA ACONTECE
Itajubá - 19 - Admissões 826 - Demissões 845 - Saldo negativo de 19
Obs: No ano (2025) o saldo de Itajubá é + 222
Viver é Perigoso
MERCADO LÓGICO
OBSERVADOR DE CENA
domingo, 3 de agosto de 2025
PRÁ ANIMAR OU DESANIMAR ?
sábado, 2 de agosto de 2025
NÃO MATE O MENSAGEIRO
sexta-feira, 1 de agosto de 2025
TEMOS A FORÇA ?
Justificativas de Donald para o pacote tarifário:
" é um revide às políticas práticas e ações recentes do governo brasileiro que constituem ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos. "
Viver é Perigoso
A IMPLOSÃO DA MENTIRA
(Affonso Romano de Sant’Anna)