Translate

quinta-feira, 31 de julho de 2025

CANTINHO DA SALA

Joan Miró

 Viver é Perigoso

LIBERDADE E DEMOCRACIA



Na quarta-feira (30) deputado federal Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP) declarou ao Metrópoles:

- Trump tem que cuidar dos Estados Unidos. Não se meter com o Brasil como está se metendo”. O Alexandre é um dos maiores juristas do país, extremamente competente.

Na quinta - feira (31) o Sr. Waldemar Costa Neto, presidente do PL, declarou: 

- O deputado Antônio Carlos Rodrigues acaba de ser expulso sumariamente do Partido Liberal. A pressão da nossa bancada foi muito grande. 

Viver é Perigoso

ROMEU AINDA PENSA EM SE CANDIDATAR



1 - O Sr. Romeu disse a ditadura militar é uma "questão de interpretação",

2 - O Sr. Romeu prometeu conceder indulto ao Sr. Jair, caso seja eleito presidente em 2026.

3 - O Sr. Romeu declarou que a anistia ao Sr. Jair deve ser colocado na mesa de negociação. Esse é um dos motivos da retaliação americana e está muito claro

4 - O Sr. Romeu defende que o Brasil saia do Brics, grupo de países que inclui Rússia, Índia, China e África do Sul. Para o chefe do Executivo mineiro, esse “alinhamento errático” seria o culpado pelas tarifas impostas pelo Sr. Donald, a produtos brasileiros.

5 - O Sr. Romeu declarou que o presidente Donald está usando a força econômica dos Estados Unidos tentando reconduzir o Brasil para um lugar de onde ele sempre deveria ter ficado.

Blog: O Moço (Sr. Romeu) em quem eu votei por duas vezes era outro. Ridícula tentativa de conquistar o eleitorado do Sr. Jair.

Viver é Perigoso

DE LULA PARA TRUMP

 


Viver é Perigoso

quarta-feira, 30 de julho de 2025

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

NOS ENCONTRAREMOS LÁ


Começando hoje, quarta-feira, a 30ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP, que vai até domingo (3).

Para aqueles que pretendiam, mas não puderam ir, é possível assistir aos debates ao vivo pelo canal oficial do evento no Youtube - são cerca de seis por dia.

O poeta Paulo Leminski será o homenageado da vez. Leminski tomou o barco em 1989. Lembrando  apenas que a Cmpanhia das Letras lançou em 2013 sua antologia poética, "Toda Poesia", que se tornou fenômeno literário, com mais de 170 mil exemplares vendidos naquela ano. 

Viver é Perigoso

CARTA DE EXIGÊNCIAS

 




CARTA DE EXIGÊNCIAS

Brasil,

Estamos com seus habitantes. Eles estão vivos e em segurança – por enquanto. Você tem até o dia 1º de Agosto para seguir as instruções abaixo. Qualquer tentativa contrária colocará sua economia em risco. Não estamos blefando. Exigência: liberar Nióbio, Lítio e o Capitão. Forma de entrega: Navios. O Capitão nós buscamos. Local da entrega: Você será instruído por mensagem anônima. Mantenha o telefone sempre carregado e com sinal. Você fará exatamente o que for pedido, quando for pedido. Não tente ser esperto. Temos acesso aos seus movimentos e sabemos com quem você fala. Se cooperar, tudo terminará bem. Se não, a taxação de 50% sobre suas exportações seguirá indefinidamente. Aceite os termos. Ou arque com as consequências.

Carlos Castelo

Blog do Ze Beto

Viver é Perigoso

VENTOS DE GUERRA

 


Encontro rápido pós - almoço na Mezzini, com o Sr. Zé Ferino.

- Camarada, não sou especialista em comércio exterior, mas nos meus oitenta e poucos, tenho a pretensão de ser um modesto especialista em Brasil. Atrelar a negociação das absurdas tarifas impostas pelo Sr. Donald a questões internas brasileiras é inaceitável. O Sr. Donald deve estar cercado de incompetentes que veem nosso País como um republiqueta de quinta categoria. A democracia aqui é uma realidade. Os poderes são independentes. E os em julgamento na justiça têm tido todos os recursos previstos e total acesso a defesa. As dificuldades comerciais serão muitas, segundo os comentaristas da área e sem dúvida nenhuma solucionáveis a médio e longo prazo.  Agora, as questões internas do Brasil são inegociaveis e sequer podem ser consideradas em hipótese alguma, sob pena de vermos abalado o sagrado orgulho nacional.

- Éh...Sr. Zé. Faz todo o sentido.

Viver é Perigoso

 

NÃO É PARA QUALQUER UM


Poucos consegiram a grlória de ver o seu sobrenome virar um verbo e mais, bastante usual. Falamos do verbo "Malufar".

Segundo o dicionário, "Neologismo que significa esperteza, no pior sentido, a malandragem mais descarada, a roubalheira associada ao empreendedorismo do político. É o salvo-conduto para a safadeza.

Todos sabem que a origem vem do político paulista Paulo Maluf, hoje cm 93 anos de idade.

Pois bem, ontem (29) foi firmado um acordo entre o Ministério Público Estadual (SP) com familiares do ex-prefeito Paulo Maluf, garantindo o pagamento de indenização de R$ 210 milhões ao município de São Paulo.

O acordo decorre de investigações e ações civis do MP no caso de desvios de verbas municipais atribuídos a Maluf entre 1993 e 1998, quando de sua gestão na prefeitura, principalmente durante a construção do Tunel Ayrton Senna e da Avenida Agua Espraiada (hoje, Av, Jornalista Roberto Marinho)

Maluf foi condenado a 7 anos e 9 meses pelo STF, teve ordem de prisão expedida pela Promotoria de Nova York e condenado pelo Ministério Público de Paris.

Interessante: Paulo Maluf sempre foi filiados a partidos de direita e apoiador inconteste da ditadura.

Viver é Perigoso

EM BOA HORA

A Austrália informou nesta quarta-feira (30) que incluirá o Youtube em sua lista de mídias sociais proibidas para jovens de até 16 anos, mudando uma decisão anterior de isentar a plataforma de compartilhamento de vídeos.

O órgão de fiscalização da internet da Austrália pediu ao governo que anulasse a isenção proposta para o YouTube, depois que sua pesquisa descobriu que 37% das crianças de 10 a 15 anos relataram ter visto conteúdo prejudicial na plataforma, o maior número entre todos os sites de mídia social.

Blog: E aí Sr. Donald, vai acusar a Austrália de censura ?

Viver é Perigoso

O ESTADO DE SÃO PAULO


 "Diante das barbridades protagonizadas pelo então deputado federal Jair, este jornal pediu a suaa cassação em janeiro de 2000, classificando-o pelo que ele era - um dejeto da democracia, alguém desqualificado que se servia das mesmas liberdades democráticas que sempre desejou eliminar.

Passados pouco mais de 25 anos, é preciso dizer o mesmo do seu filho Eduardo. Por atuar deliberada e sistematicamente para prejudicar o Brasil, em nome dos interesses particulares de sua família. Eduardo precisa ter cassado seu mandato de deputado federal. Trata-se da única reação cabível por parte de uma democracia digna do nome...

...Eduardo passou dos limites e merece não a inércia corporativista da Casa, mas uma punição dura, real e imediata.

Há 25 anos, quando poupou o deputado Jair, a Câmara escolheu desmoralizar-se. Que não repita esse erro agora com o Zero Três Eduardo. "

O Estado de São Paulo

Viver é Perigoso

TARIFAÇO

 

Viver é Perigoso

VIDA QUE SEGUE

 

"Antes que me torne um eremita completo, ocuparei este espaço para falar e discutir um pouco, com simplicidade, sobre a vida, com suas alegrias e tristezas. Pode ser que acabe falando comigo mesmo. Neste caso, pelo menos prevalecerá a minha opinião. "

O blog "viver e perigoso", em termos de internet já pode ser considerado um idoso, considerando os seus 16 anos de vida. E o que faz diferente é que todas as postagens, com posições políticas, críticas e elogios, seguem anexas para consultas e etcs.

Algun poucos recém chegados, imagino eu, confundem o "viver" com grupos noticiosos no Face book e outros.

O blog nunca foi local e coisas da terrinha entram quando por uma razão ou outra, chamam a atenção.

Os amigos do blog já captaram que o silêncio sobre determinado assunto ou administração, pode vir a ser uma dura forma de crítica. 

Com todo o respeito aos amigos leitores, registramos, que o blog não tem a obrigação de estar diariamente presente. Por exemplo, durante o mês de julho, com a maravilhosa presença dos netos, as postagens diminuem.

Se é que me entendam.

Viver é Perigoso 

O ALOPRADO



"O prazo de primeiro de agosto permanece e não será prorrogado. Um grande dia para a América”

Donald

Viver é Perigoso

terça-feira, 29 de julho de 2025

ANIMANDO A TERÇA


Viver é Perigoso

VAI PARA A LISTA DA ANISTIA



A embaixada do Brasil em Roma recebeu, às 13:00 horas (de Brasília) uma denúncia sobre o paradeiro de Carla Zambelli e passou o endereço para as autoridades italianas. Às 17:00 horas (de Brasília), ela foi localizada nos arredores de Roma e foi detida.

A Justiça italiana tem 48 horas para decidir se ela fica presa ou passa a ser monitorada em liberdade até o julgamento do pedido de extradição.

Em tempo, o STF condenou Zambelli a dez anos de prisão por ter ordenado a invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023. A Corte também decretou a perda do mandato parlamentar, mas a Câmara ainda não validou a decisão.

Viver é Perigoso

MUNDO SEM RUMO

      

Yazan Abu Ful (2 anos) - Campo de refugiados de Shati - Gaza


Viver é Perigoso

O QUE É ISSO SR. ROMEU ?


O governador Romeu , pré-candidato à Presidência da República, defendeu a anistia para o Sr. Jair como um dos pontos de negociação sobre o tarifaço imposto pelos Estados Unidos a todos os produtos exportados pelo Brasil. Para ele, o julgamento do ex-presidente na suposta trama golpista no Supremo Tribunal Federal é uma “motivação clara” da retaliação americana.

Viver é Perigoso

TAXMAN

 

Viver é Perigoso

segunda-feira, 28 de julho de 2025

SÓ BLUES


Viver é Perigoso

NOSSA ESCOLA



A professora Michelle Reboita, do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), participou de uma conferência internacional no Uzbequistão voltada aos impactos das mudanças climáticas. Representando o Brasil, Michelle levou sua experiência como integrante da Organização Meteorológica Mundial (OMM) e do grupo de pesquisa Cordex, que se dedica à simulação de cenários climáticos regionais.

Viver é Perigoso

MOÇA ESQUISITA

 


Kristi Lynn Noem, política republicana americana de 54 anos, foi governadora de Dakota do Sul entre 2019 e 2025, com o apoio do presidente Donald.

Como governadora,  ganhou fama nacional durante a pandemia da Covid por rejeitar o uso de máscara de proteção e se opor a quarentena e vacinas. 

Em novembro de 2024, Donald escolheu Kristi Noem para servir como Secretária de Segurança Interna. Foi sua postura como porta-voz da política migratória de Trump que lhe rendeu o apelido de "caçadora de imigrantes".

Publicamente, Kirsti Noem endossa postagens nas redes sociais que comparam imigrantes em situação irregular a "lixos de rua". Ela também se associa ao discurso que relaciona a imigração à delinquência e diz, em suas redes, que todo imigrante que estiver de modo irregular nos EUA, será "caçado".

De acordo com dados oficiais, em seis meses de gestão ao menos 200 mil imigrantes, nem todos em situação irregular, e em sua maioria latinos, foram deportados.

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

Lee Krasner
Viver é Perigoso

AGORA VAI !



O presidente argentino, Javier Milei, estreita as relações com Donald Trump e se projeta como aliado da Casa Branca na América do Sul.

Em uma reunião a portas fechadas com a "braço de ferro" da segurança pública do governo de Donald Trump, Kirsti Noem, a Casa Rosada confirmou hoje que a Argentina deu primeiro passo para incorporar o Visa Waiver Program (programa de extensão de visto), que isenta os argentinos que viajam aos EUA a turismo ou a negócios por até 90 dias de apresentarem vistos.

Se integrada oficialmente ao programa, os argentinos poderão viajar aos EUA apresentando apenas os dados pessoais e contatos, passaporte com dados biométricos e informações de trabalho, o endereço de hospedagem nos EUA e uma taxa de 21 dólares.

A imprensa argentina especula que Noem tenha um plano para incorporar a Argentina a um grupo de países que estão recebendo deportados dos EUA, como é o caso de El Salvador, Sudão do Sul e Reino de Essuatíni. A informação, no entanto, não foi confirmada oficialmente

Viver é Perigoso

ALELUIA !



O Brasil saiu do mapa da fome da FAO, a organização de alimentação e agricultura da ONU.

 Num informe publicado hoje em Roma, a entidade destacou que a taxa de pessoas desnutridas no país é inferior a 2,5% da população nacional, um índice considerado como baixo.

Na América Latina, a taxa é de 5,1%, contra uma média mundial de 8,2%.

Há 20 anos, a fome era a realidade para 5,7% dos brasileiros —cerca de 10 milhões de pessoas—, mas caiu a partir da implementação do programa Fome Zero. 

Uol

Viver é Perigoso

TOMOU O BARCO


Tomou o barco o cidadão de bem e expert em lealdade, Peter Rennó. Bem antes do combinado.

Fiquei sentido ao saber da notícia.

Desde o inicio do ano 2000, tive o privilégio de manter contato direto com o Peter. Sempre nos respeitando como não poderia deixar de ser.

No decorrer da semana que passou, estivemos em longas conversas telefônicas sobre assuntos diversos.

Sem dúvida de que fará falta na Administração Municipal e na cidade. 

Viver é Perigoso   

sexta-feira, 25 de julho de 2025

EDITORIAL DA FOLHA DE SÃO PAULO



" ...Se o genocídio é um delito difícil de provar, crimes de guerra e contra a humanidade, que independem de dolo específico, são consideravelmente mais simples, e Israel os tem cometido em larga escala, com violação generalizada de direitos humanos, destruição de infraestrutura civil, deslocamentos forçados, limitação do acesso da população a alimentos e medicamentos essenciais.

Mesmo considerando que o atual ciclo de violência foi desencadeado pelos ataques terroristas do Hamas, que ainda fez reféns, não se pode aceitar que um Estado em pleno século 21 utilize a fome como arma de guerra.

Fazê-lo não apenas viola leis internacionais e preceitos morais básicos como também vai contra os interesses de longo prazo de Israel. Só haverá paz sustentável no Oriente Médio com a criação de um Estado palestino.

O governo israelense deveria buscar parceiros para negociar, mas parece mais empenhado em sabotar definitivamente qualquer chance de entendimento."

Viver é Perigoso

POBRE MUNDO !

Gaza


O governo Lula deixou a Aliança Internacional para a Memória do Hoçocausto, a IHRA, organização internacional criada para combate ao semitismo e memória do massacre dos judeus.

Em paralelo, na quarta-feira (23), o Brasil entrou formalmente na ação que a África do Sul move contra Israel na Corte Internacional de Justiça da ONU, acusando Tel Avivi de cometer genocídio em Gaza.

Daí então:

O Ministério das Relações Exteriores de Israel afirmou nesta quinta-feira (24) em uma rede social que a decisão do governo Lula de aderir a uma ação que acusa o país de cometer genocídio na Faixa de Gaza demonstra uma "profunda falha moral" do Brasil, além de ser "imprudente e vergonhoso".

Viver é Perigoso

TRUCO !

 


Viver é Perigoso

quinta-feira, 24 de julho de 2025

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

Raymond Saunders - Flowers from a Black Garden

 Viver é Perigoso

JUÍZO MOÇADA



Se o fascismo vier, ele não será identificado com nenhum movimento de 'camisa', nem com uma 'insígnia', mas provavelmente será 'envolto na bandeira americana e anunciado como um apelo à liberdade e à preservação da constituição'.

James Waterman Wise (1901/1983)

Viver é Perigoso

OUTROS TEMPOS, OUTRO ESTILO

 



Escreveu o jornalista Joaquim de Carvalho.

Em junho de 2019, entrevistei Lula na prisão e perguntei a ele: “O senhor aceitaria usar tornozeleira eletrônica?”

A resposta de Lula foi um discurso.  

“Não sou ladrão nem pombo-correio”.

Sobre a disposição do Lula em aceitar prisão domiciliar com o uso de tornozeleira eletrônica, ele chegou a dizer:

"Minha casa não é prisão”.

Viver é Perigoso

LIVRO SAGRADO, PRESENTE DE AMIGO



Quatro meses que passaram voando. Entre março e junho, deste ano, li e estudei a Bíblia Sagrada. De Gênesis ao Apocalípse, 66 livros. Sempre nas primeiras horas da manhã. Não existe mensagem mais completa. Agora, estou recomeçando a leitura. 

Hoje, leio no O Globo, a escritora Cora Rónai contando sobre o tradutor da Bíblia, João Ferreira de Almeida. História que a deixou encantada. E a mim também.

" João Ferreira Annes d’Almeida nasceu em 1628, perdeu os pais cedo e foi educado por padres em Lisboa. Ainda muito jovem foi despachado para as Índias Orientais, para o que hoje chamamos Indonésia, mas era, então, um arquipélago dividido em centenas de sultanatos, reinos e fortalezas, disputado ilha a ilha por holandeses e portugueses.

Temos notícias dele em Jacarta (então Batávia), uma cidade efervescente com o comércio de especiarias e as intrigas coloniais. Lá ele entrou em contato com o protestantismo e rompeu com a Igreja, gesto ousado para um súdito de reino católico. Mas não só isso: com apenas 14 anos, decidiu traduzir a Bíblia para o português, convencido de que mesmo os seus conterrâneos mais humildes tinham o direito de compreender as Escrituras sem passar pelo latim dos padres.

Enquanto os outros meninos se jogavam na vida tumultuada à sua volta, ele se inclinava sobre textos em latim e grego, munido de pena e tinta, um ou outro dicionário holandês e uma lamparina bruxuleante em cima da mesa. Sem ar-condicionado ou repelente de insetos; sem Google, sem app de idiomas, sem uma gramática decente. Subversivo até o talo.

Esse garoto obstinado não é uma imagem que eu associasse à Bíblia. Até a semana passada, teria apostado num grupo de velhos frades trabalhando juntos, discutindo vírgulas madrugada adentro.

Na Batávia do século XVII apenas manter-se vivo já era um feito. As Índias Orientais não eram só um caldeirão político e religioso, eram também um festival de doenças tropicais, que dizimavam colonizadores aos milhares. Os mosquitos matavam mais do que as batalhas.

Nosso Almeida, porém, conseguiu sobreviver. Foi ordenado pastor aos 28 anos, passou pelo Ceilão e pela costa da Índia, navegou por mares infestados de piratas e atravessou cidades portuárias ruidosas, onde as vozes de mercadores árabes, chineses e javaneses se misturavam ao som das sinetas cristãs e aos chamados das mesquitas. Enfrentou epidemias, controvérsias teológicas, um ataque de elefante e até um julgamento por heresia em Goa: foi condenado à fogueira em praça pública, mas escapou graças à proteção dos holandeses, que o tiraram de lá a tempo.

Em 1681, após anos de revisões e percalços, seu Novo Testamento foi impresso em Amsterdã. Almeida não se deu por satisfeito. Lançou-se ao Antigo Testamento com a mesma determinação, mas não teve tempo de concluir a tarefa. Morreu em Batávia em 1691, aos 63 anos. Combateu o bom combate, guardou a fé. "

Viver é Perigoso

NA LINHA DOIS

 


Viver é Perigoso

APOCALÍPSE NOS TRÓPICOS

 


Depois de certa relutância, assisti ontem na Netflix o documentário 'Apocalípse nos Trópicos" da diretora Petra Costa. 

Vivi o golpe de 1964 que levou à implantação da famigerada ditadura, acentuada de forma triste depois do AI-5 em 1968.

Pela Graça, atravessei todo o período, inclusive os últimos anos do crecimento do número de evagélicos no País, com a desaprovada interferência da política, como cristão confesso.

A democracia foi, sem disfarces, ameaçada.

Sinceramente ? Para mim, nada de novo. Caso pudesse escolher, se é que me entendem, preferia não ter assistido, permanecendo alguns fatos mostrados, numa confortável, e até um pouco covarde, sombra.

Viver é Perigoso   

MERCADO LÓGICO



Tarifaço do Donald reduz lucros da GM em US$ 1 bilhão.

Ações caem 8%. 

Primeiro a GM. Maior montadora dos EUA em volume de vendas. E que detém marcas como a Chevrolet afirmou que espera um impacto ainda mais severo das tarifas no terceiro trimestre. A empresa manteve a projeção de que os entraves comerciais podem reduzir seus resultados entre US$ 4 bilhões e US$ 5 bilhões. A empresa manteve a projeção de que os entraves comerciais podem reduzir seus resultados entre US$ 4 bilhões e US$ 5 bilhões.

Segundo. A Stellantis americana (Jeep e Fiat)projeta prejuízo de quase R$ 15 bi após tarifas do Donald.

Terceiro. No acordo tarifário anunciado com o Japão o Donald reduziu as tarifas sobre importação de carros japoneses de 27,5% para 12%. As montadoras americanas entraram em pânico. Como competir com carros japoneses melhores e agora mais baratos?

O tarifaço não era pra recuperar as decadentes montadoras americanas?

Como entender o gênio da economia chamado Donald? Tudo decretado pela vontade de uma cabeça só. De improviso. Imprevisível. E tem ainda gente - cada vez menos- que acha que tudo isso vai dar certo. Incrível!

Mercado- Lógico

Viver é Perigoso

quarta-feira, 23 de julho de 2025

DONALD

 


Viver é Perigoso

SAUDADE DA JARRINHA



A vaca Eva Eros Campos Lima 19043 quebrou o recorde nacional de média de produção de leite durante a 33ª Exposição Agropecuária e o 39º Torneio Leiteiro de Delfim Moreira, no Sul de Minas Gerais. O recorde batido foi por média de três dias e não por produção em um dia.

O recorde foi configurado após o animal de seis anos, da raça Girolando (3/4 Holandesa), produzir uma média de 114 litros de leite, por três dias, totalizando 343,563 litros de leite nos três dias de produção. O recorde de média foi apontado pela Secretaria Municipal de Agricultura de Delfim Moreira, pela Emater e pelo responsável técnico da exposição.

Terra do Mandu

Blog: Para os que estão chegando agora, "Jarrinha" foi a campeã itajubense na década de 60, de propriedade do Cel. Alcides Faria.

Viver é Perigoso

DERECHA FEST


"DIREITA FEST" - 

Podem crer: Em breve por estas bandas.  

O presidente Javier liderou um festival de extrema-direita realizado em um hotel exclusivo na provincia de Córdoba, considerado pelos organizadores como o "evento mais antiesquerdista do mundo".

Javier reuniu cerca de 2.500 pessoas, que pagaram seus ingressos para ver e ouvir de perto, sua costumeira pregação, chamando seus oponentes de "babuínos".

Dentro do hotel, a recepção foi feita com um recorte de papelão em tamanho real de Milei, acompanhado por outros de Donald, Giorgia Meloni e Nayib Bukele. (nenhum brasileiro)

Ele fez sua entrada como uma celebridade, abordado por fãs que exigiam uma foto ou um autógrafo. Assim que subiu ao palco, começou a entoar um cântico com elogios  contundentes à sua própria administração e ataques aos seus detratores. "Criamos o melhor governo da história da Argentina", gabou-se, antes de chegar à metade do seu mandato. Enfurecido, questionou os senadores traidores que aprovaram o aumento das aposentadorias dos aposentados.

Viver é Perigoso

terça-feira, 22 de julho de 2025

TRANSFERIDO

 

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

David Hockney
Viver é Perigoso

MOVIMENTAÇÕES ATÍPICAS


Quem teve informação privilegiada e lucrou montanhas de dinheiro com o anúncio de tarifas de 50% para proutos brasileiros nos EUA ?

Quem além do Donald sabia ?

Menos de três horas antes do anúncio de Donald sobre as tarifas, com a cotação do dólar a R$ 5,46, a compra de dólares disparou para US$ 3 bilhões a US$ 4 bilhões. Veio o anúncio, às 16h17, e, cerca de dois minutos depois, houve o movimento em sentido contrário, com a disparada da venda do dólar - que tinha passado de R$ 5,46 para R$ 5,60. Parece pouco ? pois gerou um ganho fabuloso que precisa ser explicado. Houve informação privilegiada ? Quem passou ? Quem lucrou ?

O Ministro Alexandre Moraes já mandou investigar.

(Eliane Cantanhêde)

Viver é Perigoso

segunda-feira, 21 de julho de 2025

PORCENTAGEM DE ALUNOS ALFABETIZADOS

Porcentagem de alunos alfabetizados no 2º ano do Ensino Básico

A taxa de alfabetização das maiores cidades do Sul de Minas, entre 2023 e 2024, deu um salto e atinge mais de 70% dos alunos do segundo ano do Ensino Fundamental, acima da meta nacional de 63,2%.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), desempenho de algumas cidades da região.

Delfim Moreira - 93%
São José do Alegre - 86,26%
Passos - 86,17%
Campo Belo - 85,57%
São Lourenço - 85,37%
Piranguinho - 85,01%
Ouro Fino - 84,81%
Marmelópolis - 84,57%
Cambui - 81,94%
Poços de Caldas - 79,40%
Brazópolis - 79,14 %
Itajubá - 79,10 %

Viver é Perigoso

MALDADE




"Os Estados Unidos sempre tomarão a atitude acertada assim que esgotarem todas as alternativas."

Winston Churchill

Viver é Perigoso

PANORAMA VISTO DO OUTRO LADO DA PONTE


Ataque de Trump ao Brasil está saindo pela culatra, diz Washington Post

A ameaça de imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros por parte do governo de Donald está produzindo efeitos opostos aos desejados, segundo análise publicada ontem, domingo (20) no jornal americano The Washington Post. A ofensiva comercial em apoio ao ex-presidente Jair  acabou fortalecendo politicamente o atual presidente Luiz Inácio. 

Segundo o colunista Ishaan Tharoor, “o bullying de Donald contra o Brasil está saindo pela culatra”. O texto ressalta que o Brasil tem economia mais robusta e diversificada do que as de seus vizinhos, o que o torna menos vulnerável às pressões tarifárias....

O jornal norte-americano também contradisse as alegações de Donald  na carta enviada ao Brasil em que constam as tarifas. Declarou que os EUA “têm um superávit comercial significativo” nas relações bilaterais com o Brasil.

O julgamento por tentativa de golpe de Estado e outros crimes que o ex-presidente Jair  enfrenta e o debate legal sobre big techs e responsabilidade digital, conduzidas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, são apontados pelo veículo como as verdadeiras intenções da Casa Branca ao impor as tarifas.

O Washington Post também cita uma fonte diplomática brasileira que, sob anonimato, disse que "o Papai Noel chegou cedo para o presidente Lula, e o presente foi enviado por Trump por meio desse ataque atrapalhado à soberania do Brasil".

Viver é Perigoso

TANTAN


 Viver é Perigoso

COM CERTEZA VOCÊ CONHECE UM



A Câmara de Deputados gasta mais de R$ 1 bilhão por ano em salários, gratificações e auxílios pagos a funcionários cuja jornada de trabalho não é controlada nem fiscalizada - e que, muitas vezes, podem não estar exercendo funções ligadas ao Legislativo.

Atualmente, há cerca de 10 mil secretários parlamentares contratados pelos 513 deputados para atuar em Brasília ou no Estado pelo qual foram eleitos - nesta segunda-feira (21), eram 9.972, número que varia diariamente e que representa em torno de 69% do total de servidores da Casa.

Cada deputado tem direito mensalmente a uma verba de gabinete de R$ 133 mil para contratar de 5 a 25 secretários parlamentares. Eles ganham entre R$ 1.584,10 e R$ 18.719,88, além de auxílio alimentação de R$ 1.393,11 e outras gratificações.

Declara o Deputado Kim Kataguiri, do União Brasil:

"Eu ousaria dizer que a maior parte dos parlamentares na realidade não contrata assessores, contrata os cabos eleitorais que ficam no estado. Os gabinetes em Brasília são na sua maioria vazios. Tem ali dois ou três assessores, e a maior parte está no estado fazendo campanha eleitoral para o deputado durante quatro anos."

Em tempo, o deputado Kataguiri foi relator de projeto para tornar obrigatório o ponto eletrônico para todos os funcionários do Executivo, Legislativo e Judiciário. O texto foi aprovado em 2019 na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, mas está parado desde então.

FSP

Viver é Perigoso

AGORA VAI !



Conforme noticiado, na segunda-feira da semana passada (14), O governador Romeu esteve em Brasília, visitando o ex-presidente Jair e oficializar sua intenção de se candidatar ao cargo de Presidente da República na eleião de 2026. O Sr. Jair teria incentivado o político mineiro.

No próximo dia 16 de agosto, em evento que marcará os 10 anos do seu Partido, o Novo, o Sr. Romeu será oficialmente lançado como pré-candidato à presidência da República. O encontro acontecerá em São Paulo.

Viver é Perigoso

domingo, 20 de julho de 2025

FOTO ICÔNICA


Em abril de 1957, Sophia Loren foi recebida em Hollywood com um jantar de boas-vindas numa elegante festa, organizada pelos estúdios Paramount, no restaurante Romanoff´s, em Beverly Hills. 

O salão, estava lotado com as maiores estrelas da época, como Barbara Stanwyck, Montgomery Clift, Gary Cooper e Shelley Winters. 

Mas seria uma fotografia de Jayne Mansfield e Sophia Loren que tornaria a noite inesquecível na história de Hollywood.

Segundo os comentários, Jayne Mansfield queria garantir que todos os olhares estivessem voltados para ela. A então loira ex-coelhinha da Playboy, de 24 anos, era vista como rival de Marilyn Monroe.

Em abril de 1957, recém contratada pela Paramount, chegou a hora de Loren estrear entre a elite de Hollywood no Romanoff's, onde Mansfield foi a última convidada a entrar. Ela entrou coberta com um "grande casaco de pele". Quando o tirou, estava usando um vestido de cetim com decote profundo e costas nuas, que ela sabia que chamaria a atenção de todos os presentes, especialmente dos fotógrafos.

Ela se aproximou e ficou bem ao lado de Sophia Loren. Foi definitivamente planejado. Jane sabia exatamente o que estava fazendo. Mas enquanto Mansfield olhava diretamente para a lente, Loren foi flagrada com o olhar de soslaio mais famoso da história de Hollywood, observando o decote de sua companheira de mesa.

Sessenta e oito anos depois, continua sendo uma das fotografias mais icônicas da história de Hollywood. 

A foto perdurou porque apresenta Loren e Mansfield como polos opostos. Simboliza elegância versus ostentação, Europa versus América, morena versus loira. Foi essa  a única vez que as duas se encontraram.

Em uma entrevista, Loren relembrou:  - "Estava olhando para os mamilos dela porque tinha o medo de que tudo no vestido dela exploda  e se espalhe pela mesa."

Jayne Mansfield, que tocava violino e piano, falava três idiomas e foi chamada de "a loira burra mais inteligente da Broadway" . A atriz tomou o barco, quando de um acidente de carro em junho de 1967. Estava com 34 anos.

Viver é Perigoso

JOSÉ MARIA MARIN


Tomou o barco José Maria Marin, advogado, vereador, deputado, governador de São Paulo e dirigente esportivo. Estava com 93 anos.

Fatos marcantes como político:

Em maio de 1974, Marin fez um discurso para homenagear o delegado Rubens Liberatori por sua nomeação à chefia do então Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). De acordo com o livro “Crianças e Adolescentes”, o Deic realizou, sob o comando de Liberatori, a Operação Camanducaia, em que 90 meninos foram detidos e agredidos nus numa rodovia do interior paulista.

Em outro discurso, em outubro de 1975, Marin pediu providências sobre a TV Cultura que, segundo ele, exibia reportagens que não retratavam corretamente o governo e programas que causavam “intranquilidade” nos lares de São Paulo. Quinze dias após o discurso, o jornalista Vladimir Herzog, editor-chefe da emissora, foi preso e assassinado pelo DOI-Codi. Em 1976, na Assembleia Legislativa de São Paulo, Marin elogiou publicamente o delegado Sergio Paranhos Fleury, delegado do Dops.

Viver é Perigoso

ENQUANTO ISSO...

 

Viver é Perigoso

sábado, 19 de julho de 2025

TOMOU O BARCO


Tomou o barco ontem (18), o publicitário Roberto Duailibi, um dos principais nomes da publicidade brasileira, aos 89 anos. Duailibi foi fundador, com Francesc Petit e José Zaragoza,da agência de publicidade DPZ, grife do setor no país.

Filho de um libanês e uma brasileira, Duailibi nasceu em Campo Grande (MS) em 1935 e se mudou para São Paulo na adolescência. Formado pela então Escola de Propaganda de São Paulo (hoje ESPM), iniciou a carreira nos anos 1950, na Colgate-Palmolive, e depois trabalhou em outras agências.

Em 1968, associou-se a Zaragoza e Petit para fundar a DPZ, agência criadora de campanhas como a do Baixinho da Kaiser e o Garoto Bombril.

“A DPZ foi uma escola de talentos e criatividade, por onde passaram nomes como Washington Olivetto, Nizan Guanaes, Marcello Serpa, Neil Ferreira, Stalimir Vieira, entre tantos outros. Uma verdadeira era de ouro da propaganda brasileira”, lembrou o publicitário Luiz Lara, da agência TBWA Brasil, em publicação no LinkedIn.

A agência, hoje parte do Publicis Groupe, foi a primeira a ganhar o Leão de Ouro no Festival Cannes Lions, em 1975, pelo filme “Homem com mais de 40 anos”, criado para o Conselho Nacional de Propaganda, sobre a importância de contratar pessoas acima de 40 anos.

Duailibi também foi professor da ESPM e da ECA (Escola de Comunicações e Artes da USP) e membro da Academia Paulista de Letras, além de autor de livros como “Criatividade e Marketing” e “Cartas a um Jovem Publicitário”. 

Folha de São Paulo

Viver é Perigoso

ABAPORUSONARO


 Viver é Perigoso