Translate

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

PEC DA IMPUNIDADE

 


Viver é Perigoso

O PRETENSO IMPERADOR


Um novo embate diplomático eclodiu entre Washington e Copenhague sobre a Groenlândia. 

O Ministério das Relações Exteriores dinamarquês convocou o principal representante diplomático dos Estados Unidos no país escandinavo, hoje, quarta-feira para exigir explicações sobre supostas "operações de influência" realizadas na ilha dinamarquesa por indivíduos ligados ao governo Donald Trump. 

Pelo menos três cidadãos americanos realizaram recentemente atividades secretas com o objetivo de influenciar a opinião pública groenlandesa e recrutar apoiadores da independência, de acordo com a DR, emissora pública dinamarquesa. 

Desde seu retorno à Casa Branca, Trump afirmou repetidamente que pretende anexar a Groenlândia — um território autônomo dentro do Reino da Dinamarca — aos Estados Unidos "por razões de segurança nacional", e até mesmo evitou descartar o uso de força militar para tomar a gigantesca ilha ártica, a maior do mundo.

Na manhã de quarta-feira, logo após a RD publicar sua investigação — baseada em fontes anônimas e sem identificar nenhuma das pessoas envolvidas nas supostas operações secretas —, o Ministro das Relações Exteriores dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, convocou Mark Stroh, encarregado de negócios da Embaixada dos EUA em Copenhague, para uma reunião no ministério. 

"Qualquer tentativa de interferir nos assuntos internos do reino [da Dinamarca] é inaceitável", disse Rasmussen à emissora pública dinamarquesa Danmark. Stroh é atualmente o principal diplomata americano na capital dinamarquesa, aguardando a aprovação de Washington para a nomeação de um novo embaixador.

El País

Viver é Perigoso

NÚMERO 69


Como era cantado no jogo de víspora, na Boa Vista, é claro, o número 69. " De qualquer jeito é triste". Adentrando na área do nosso comentarista da área, Causídico Jurássico.

Análise feita pela imprensa, no caso FSP, sobre o julgamento do Sr. Jair tentativa de Golpe de Estado, programado para ter início na próxima semana.

Sr. Jair é réu pelos crimes :

- Organização criminosa armada
- Tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito
- Golpe de Estado
- Dano qualificado pela violência

Somadas, as penas máximas pelos quais ele é acusado ultrapassam 40 anos de prisão. Aliados dizem esperar que, nas discussões dos magistrados da Primeira Turma, consigam uma redução de, ao menos, dez anos.

Há a possibilidade ainda de um dos ministros da turma pedir vista e interromper o julgamento por até 90 dias, mas aliados de Bolsonaro não depositam suas fichas nesse cenário, que levaria ao adiamento do término do julgamento por mais alguns meses.

Caso o ex-presidente seja condenado por liderar a trama golpista, sua defesa pode ainda recorrer - não no mérito, mas nos detalhes da sentença e do processo, com os chamados embargos. Esses recursos devem ser julgados até outubro ou novembro.

Uma eventual prisão tenderia a ocorrer nesta época.

O pessimismo de pessoas próximas a Bolsonaro é tamanho que já se discute onde ele ficaria preso:

- Numa instituição militar, como o general Braga Netto
- Na carceragem da Polícia Federal, como o presidente Lula na época da Operação Lava Jato.
- Ser mandado para uma cela especial no Complexo Penitenciário da Papuda.

Para pessoas próximas ao clã, o STF poderia manter Bolsonaro em prisão domiciliar por questões de saúde, mesmo diante da condenação na trama golpista.

Viver é Perigoso

´...E JÁ FAZ TEMPO

 

Viver é Perigoso