domingo, 16 de julho de 2023

SEMPRE O CENTRÃO



Pessoal fala "Centrão...Olha, senta na minha cadeira aqui e governe sem o voto de mais da metade dos parlamentares que são aí (do) dito Centrão. Vem aqui e governo sem eles. Aprove PEC, aprove projetos de lei — afirmou. — É fácil, de forma pejorativa, acusar o Centrão. Outra, eu sempre fui do Centrão. Eu sempre fui do PP. Raramente eu estive fora de um partido que estava fora dessa sigla. Agora, não podemos simples achar: “ah, o Centrão está fora simplesmente do destino do Brasil”. É o que eu tenho para governar. E tenho me dado muito bem com essas pessoas.

Jair - 2021

Viver é Perigoso

3 comentários:

  1. Bolsonaro foi de tudo, começou no PDC, foi filiado a outros oito partidos ao longo de sua carreira política: PPR (1993-95), PPB (1995-2003), PTB (2003-2005), PFL (2005), PP (2005-2016), PSC (2016-2017), PSL (2018-2019), tentou formara o Aliança Brasil que naufragou na praia e agora está no PL desde 2022.
    Realmente parte do que ele disse é verdade.
    Desde a Constituinte de 88 não se governa sem o Centrão.
    De Sarney a Collor, FHC a Lula, Dilma a Temer, Bolsonaro a Lula.
    Historicamente há um descolamento dos votos majoritários para Presidente dos votos proporcionais para a Câmara dos Deputados principalmente.
    Vota-se majoritariamente para presidente mas não no seu partido ou coligação dando a ele uma maioria estável para governar.
    Nesse nosso chamado presidencialismo de coalizão isso é problema.
    Essa é uma das razões de um sistema parlamentarista puro não pode dar certo aqui sem uma reforma política profunda com a adoção do voto distrital.
    Sonho inalcançável.
    Observador de Cena

    ResponderExcluir
  2. Sempre foi assim e sempre sera .

    ResponderExcluir