sexta-feira, 2 de março de 2012

FICANDO COMPLICADO

Em uma drástica mudança em relação a julgamentos anteriores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem impedir que candidatos com contas rejeitadas disputem as eleições a partir deste ano. Por 4 votos a 3, a corte definiu que não concederá registro aos postulantes a cargos públicos que tiveram as contas rejeitadas até hoje.
Segundo a ministra Nancy Andrighi, há atualmente 21 mil candidatos nesta situação. Não foi estabelecido um prazo para a avaliação de contas já rejeitadas, mas caso o TSE venha a definir um limite, o número de barrados diminuirá. “A decisão que desaprovar as contas de candidato implicará o impedimento de quitação eleitoral. Não falamos em prazo”, disse Ricardo Lewandowski. A certidão de quitação eleitoral é documento necessário para obtenção do registro de candidatura, sem o qual o candidato não pode concorrer.
O tribunal vai analisar caso a caso eventuais liberações de candidaturas apesar da rejeição de contas.
"O candidato que foi negligente e não observou os ditames legais não pode ter o mesmo tratamento daquele zeloso que cumpriu com seus deveres. Assim, a aprovação das contas não pode ter a mesma consequência da desaprovação”, disse Andrighi ao reafirmar que quem teve contas rejeitadas não está quite com a Justiça Eleitoral.

UOL





4 comentários:

  1. Ironico...
    O Canha tirou o Chico da politica.
    Relembrando: Chico inelegivel por conta das contas rejeitadas do Canha.
    Nem o Tiao Riera, em seus dias mais Darth Vader, pensaria em algo assim.
    Sds
    Dr. George

    ResponderExcluir
  2. Zézinho

    Parece-me que estão misturando um pouco , ou muito as coisas .
    A decisão do TSE diz respeito apenas as contas de "campanha" dos candidatos , nada tendo a ver com contas de mandato do executivo .

    Abraços

    Alaor

    ResponderExcluir
  3. Alaor está 100% certo. Essa decisão do TSE se refere as contas de campanhas eleitorais (e não poderia ser diferente, pois é um tribunal eleitoral). Pelo que eu ví no site do TSE o Chico não teve suas contas de campanha reprovadas.

    ResponderExcluir