quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

FILHOS DO MUNDO

Enviado por Anônimo - Do Saramago

Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos. Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga. E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos. Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo! Então, de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas,porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente. E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice? Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo! Volto para casa ao fim do plantão, início de férias, mais tempo para os fllhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu coração já é deles. Santo anjo do Senhor... É a mais concreta realidade. Só resta a nós, mães e pais, rezar e aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas 'crias', que mesmo sendo 'emprestadas' são a maior parte de nós !!! "A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver "

José Saramago (enviado por Anônimo)

3 comentários:

  1. Desabafo:
    Como é difícil aceitar isso!...
    Sabe que senti uma tristeza danada no domingo passado?
    Através da janela olhava para o horizonte avermelhado denotando o final de mais um dia.Percebi que experimentava uma certa tristeza parecida com aquela que sentia quando era jovem.Não sei qual a razão naquela época, mas hoje sei de onde vem essa sensação.É da alma.
    Ela antecipa os fatos e nos trás uma efusão de sentimentos contraditórios.
    Felicidade. saudade, alegria e tristeza.
    De repente me pego a chorar...Enquanto olho para o firmamento, meu filho dedilha seus longos dedos pelas teclas do piano e aquelas músicas me remetem ao passado."She", "Mon River", "New York,New York", "Hey Jude"...
    Sem que ele perceba me levanto mansamente e encosto na coluna da sala a admirá-lo. Um filme passa pela minha cabeça e concluo:
    Nossos filhos não são nossos. São do mundo. Tenho mais é que me alegrar afinal os preparei pra isso.Logo, logo ele também vai cruzar oceanos como sua irmã. O mundo ficou pequeno para eles, pois dominam várias línguas, conhecem várias culturas e os amigos são de várias nacionalidades.

    Quando li o texto do Saramago senti que ele está correto, mas que dói entregar nossos filhos ao mundo,dói.
    Mabeth 1

    ResponderExcluir
  2. Pô...Cara!
    Tenho esses mesmos sentimentos...
    Assim é a vida.Um abraço.
    Joely de Londrina

    ResponderExcluir
  3. Falando em filhos... vai aqui um poema de Vinícius de Moraes.

    Enjoadinho

    Filhos... Filhos?
    Melhor não tê-los!
    Mas se não os temos
    Como sabê-lo?
    Se não os temos
    Que de consulta
    Quanto silêncio
    Como os queremos!
    Banho de mar
    Diz que é um porrete...
    Cônjuge voa
    Transpõe o espaço
    Engole água
    Fica salgada
    Se iodifica
    Depois, que boa
    Que morenaço
    Que a esposa fica!
    Resultado: filho.
    E então começa
    A aporrinhação:
    Cocô está branco
    Cocô está preto
    Bebe amoníaco
    Comeu botão.
    Filhos? Filhos
    Melhor não tê-los
    Noites de insônia
    Cãs prematuras
    Prantos convulsos
    Meu Deus, salvai-o!
    Filhos são o demo
    Melhor não tê-los...
    Mas se não os temos
    Como sabê-los?
    Como saber
    Que macieza
    Nos seus cabelos
    Que cheiro morno
    Na sua carne
    Que gosto doce
    Na sua boca!
    Chupam gilete
    Bebem shampoo
    Ateiam fogo
    No quarteirão
    Porém, que coisa
    Que coisa louca
    Que coisa linda
    Que os filhos são!

    De A...

    ResponderExcluir