É verdade. No Canadá não existe o lombinho canadense. Isso é coisa de brasileiro. Me lembro quando lançaram essa novidade no Brasil. Era dificil de achar e o dobro do preço do presunto comum.
O Colégio Major João Pereira começou a funcionar ainda com a sua construção em andamento, razão pela qual, no intervalo entre as aulas, chamado de "hora do recreio" os alunos tinham liberdade de ir até a área externa (Av. Paulo Chiaradia), para nos bares próximos tomar um cafezinho e mandar para dentro um pastel de milho.
O preferido era o Bar Flamengo, que ficava logo na esquina.
Um belo dia um "sem juízo" do terceiro científico, pediu para o proprietário do bar: - Por favor, um sanduiche de lombinho canadense no "capricho".
O bom homem, que tocava o bar com a sua filha, e que possívelmente nunca tinha ouvido falar naquela iguaria, disse: - Não temos, mas temos mortadela, presunto...
O rapaz agradeceu e não aceitou a sugestão: - Grato, mas eu gostaria com lombinho canadense.
No outro dia, logicamente que combinado, dois outros rapazes pediram sanduiche de lombinho canadense. A resposta foi a mesma.
Assim foi a semana toda. Pedidos e pedidos de sanduiche de lombinho canadense.
Por imaginar estar perdendo muitos negócios, o Sr. Sebastião foi até a Casa Dias, que era um atacadista de fama e indagou sobre o tal produto.
O funcionário após consulta ao catálogo do produtor de frios, informou: Olha Sr. Sebastião, trata-se de um produto novo e por ser muito caro não mantemos em estoque, aliás, ainda não vendemos nenhuma "bexiga" em Itajubá. Como temos que mandar buscar em São Paulo, o pedido mínimo é de três "bexigas".
Para não perder mais negócios, já que a procura estava estourando, o Senhor Sebastião (Sébas para os alunos), fez o pedido.
Na semana seguinte lhe entregaram a encomenda.
Na hora do recreio os alunos entraram e viram a cartolina pregada na parede: "Temos Lombinho Canadense).
Todo mundo pediu pastelzinho de milho.
Como ninguém falava nada, o Sr. Sébas indagou ao "sem juízo": - E aí rapaz, vai um sanduba de lombinho canadense ?
Respondeu ele: - Que isso sr. Sébas? Quem sou eu ? É muito caro.
E assim sucessivamente. Pegaram o Sr. Sébas de jeito.
Passaram três dias e as "bexigas" intactas. A sua esposa, que cuidava das finanças, ficava lhe enchendo o saco.
No quarto dia estava escrito na nova folha de cartolina: Promoção - Sanduiche de lombinho canadense. E nada...
Resultado: a família do Sr. Sébas comeu lombinho de todas a maneiras. Parece que no final fizeram até sorvete de lombinho canadense.
Duas semanas após, o "sem juizo" indagou ao Sr. Sébas: Por acaso o Sr. teria sandálias de borracha, tipo havaianas ?
Calmamente o Velho respondeu: - Aqui não tenho não, mas na PQP tem e está em promoção.
Silêncio geral.
ER
Tio Zezinho,adoro ler seu blog....quantas histórias pra contar....Por aqui fico sabendo das notícias de Itajubá!Parabéns pelo blog!Também tenho um blog onde conto as minhas histórias e experiências como mãe: http://viveraprendendo-mell.blogspot.com/2010/02/e-minha-pequena-ta-crescendo.html
ResponderExcluirBeijão Melissa. Vou colocar o seu blog nos meus favoritos. Abraço em todos. Estive com o Velho hoje.
ResponderExcluirZezinho
Na verdade existe sim, so que com o nome de Back Bacon, ou mesmo Bacon... E um bacon feito a base de cortes de lombo, e defumado ao mesmo metodo que o toucinho... Nos estados unidos e bastante conhecido como Canadian Bacon, que e uma iguaria bastante comum nos famosos American Diners! You should think twice before blogging dude!
ResponderExcluir