segunda-feira, 1 de julho de 2013

AGORA VAI


Deu no site da Prefeitura Municipal de Itajubá.
Na semana passada o Prefeito Rodrigo Riera esteve, acompanhado do Dep. Bilac Pinto, do Nárcio Rodrigues, do Joel da Guadalupe e do Adilson Primo (parece que vi em uma das fotos o Reitor Dagoberto/ Unifei) em audiência com o Ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp.
Foi anunciada a liberação de recursos para o projeto de implantação do CNTH - Centro Nacional de Tecnologias de Helicópteros. Isso é bom.
Sobre o CNTH disse o Prefeito:
 
"O impacto no desenvolvimento tecnológico e econômico de Itajubá e região será semelhante ao ocorrido na cidade de São José dos Campos, com a criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA e Centro Técnico Aeroespacial – CTA. “Com um custo total estimado em torno de 200 milhões de reais, o CNTH funcionará como um centro de conhecimento composto por laboratórios a serem operados por engenheiros e técnicos altamente especializados, oriundos da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e da indústria, gerando desenvolvimento econômico e bem-estar social a toda nossa cidade. O objetivo do CNTH será apoiar o processo de transferência de tecnologia dos helicópteros que serão fornecidos para as forças armadas brasileiras e dominar o conhecimento e o desenvolvimento das tecnologias necessárias à produção de um helicóptero brasileiro até 2020."

 

Blog: Ou o pessoal é realmente inexperiente ou ainda estão politicamente empolgados. O tal Projeto deverá ser objeto de concorrência internacional. Para preparar e lançar o edital deverá ir até o final de 2013. Isso não se resolve até o final de 2014. Temos a esperança na mudança do governo federal. Se acontecer, começará tudo de novo. Gente especializada formada pela Unifei só daqui a uns 5 anos (de forma otimista).
Helicóptero brasileiro em 2020 ?
Fabricantes de helicópteros no mundo ? Eurocopter, Agusta, Bell e um Russo. Tecnologia ultra-sofisticada.
Comparar com a história do CTA e do ITA é um disparate.
Ouvi hoje trechos de entrevista (na JovemFM) concedida por um Professor da Unifei sobre o tema (não ouvi o nome do professor) e deu para sentir como ainda está cru o assunto.
Quando falam em custo de R$ 200 milhões, imagino que seja investimento. Quem irá investir esse valor em tempos tão bicudos ?
Posições extremamente otimistas é que provocam desgastes desnecessários.
Pé no chão gente.
 
ER 
 







8 comentários:

  1. Meu Amigo

    Compartilho tudo que vc falou menos a esperança de mudar o Governo, rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  2. Ué ...cade o PESSOAL DO PSDB, o Joél é da Guadalupe ou do PSDB?

    Ta legal não.

    ResponderExcluir
  3. Não sei se é inocência, politicagem, sacanagem, coisa de criança, visão de vanguarda, verdade, sei lá..só sei que NÃO ACREDITO NOS PERSONAGENS, em NINGUÉM!

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo vamos puxar para baixo e negativar tudo.
    Nada vai dar certo, tá tudo errado e não adianta tentar nada.

    ResponderExcluir
  5. Zézinho o fd, que enche o saco e me mata de raiva, é que em 2030 esse pessoal tá tudo vivo e mais rico, e nós nem pó existirá mais.

    Enquanto puder puxar Pra baixo.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,

    Foi dada uma missão difícil para você.

    Siga em frente. Justifique o que lhe pagam. Eu entendo.

    Zelador

    ResponderExcluir
  7. Menos Rodrigo Riera, menos !!!!!
    É coisa da idade.

    ResponderExcluir
  8. IDADE? Ué depois dos 30 já não e HOMEM?

    Ou dpois dos 18, dos 25 , que conversa e esta meu???

    ResponderExcluir